EM DEFESA DE PAULINE ALMEIDA, EM DEFESA DE LUIZ FERNANDO CARDOSO,...

EM DEFESA DE PAULINE ALMEIDA, EM DEFESA DE LUIZ FERNANDO CARDOSO, EM DEFESA DOS JORNALISTAS DE MARINGÁ.

233

EM DEFESA DE PAULINE ALMEIDA,

EM DEFESA DE LUIZ FERNANDO CARDOSO,

EM DEFESA DOS JORNALISTAS DE MARINGÁ.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná e a Fenaj — Federação Nacional dos Jornalistas — manifestam publicamente apoio e solidariedade aos jornalistas Pauline Almeida e Luiz Fernando Cardoso, do jornal O Diário de Maringá, que sofreram ofensas e tentativa de intimidação por parte do vereador Homero Marchese (PV/Maringá), no dia 13 de setembro de 2017, em sua página numa rede social (facebook).

O Sindicato e a Federação repudiam a atitude do vereador Homero Marchese que desferiu comentários ofensivos questionando a imparcialidade dos profissionais e o trabalho jornalístico que desenvolvem no Diário.

Não é a primeira vez que o vereador pratica esse tipo de intimidação. Homero Marchese tem se pautado por críticas ao comportamento da imprensa quando se sente contrariado. Exemplos relevantes são os processos contra a rádio Jovem Pan e Ângelo Rigon, reconhecido jornalista da cidade com quarenta anos de exercício profissional.

O Sindicato e a Fenaj reiteram que esse tipo de tentativa de intimidação a jornalistas (amparados em seu trabalho por normas do próprio Código de Ética da categoria) desrespeita os princípios constitucionais que garantem o direito de todos os profissionais ao livre exercício da profissão de jornalista e o direito à liberdade de expressão. Essa atitude do vereador de Maringá tem semelhanças com situações ocorridas em Londrina e configura uma ação política orquestrada e caracterizada como tentativa de impedir o direito de cada cidadão Brasileiro à informação. Trata-se de forma de intimidação para promover censura e tentar impedir a imprensa (jornal e jornalistas) de cumprir seu papel.

Maringá, 14 de setembro de 2017.

 Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná

FENAJ — Federação Nacional dos Jornalistas