FENAJ quer retirada da PEC

524

Em reunião do seu Conselho de Representantes, realizada sábado (11/06), a FENAJ posicionou-se contra o projeto de reforma sindical do governo federal e Fórum Nacional do Trabalho (FNT) e pela retirada da Proposta de Emenda Constitucional 369/05. A posição referenciou-se nas resoluções do 33ºCongresso Nacional dos Jornalistas, realizado em 2004. 

A construção da posição da entidade sobre a reforma sindical buscou o aprofundamento do debate na base da categoria. Em reunião anterior dos representantes junto à FENAJ, realizada em março, adiou-se a deliberação, abrindo um espaço de dois meses para que os sindicatos filiados analisassem o tema.

Na reunião do dia 11, realizada em São Paulo, o assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Porto Jr., fez uma explanação sobre o tema, destacando a necessidade de uma reforma sindical, mas analisou que o projeto do governo tinha aspectos positivos e negativos. Porto reconheceu que não havia unanimidade entre as entidades dos trabalhadores sobre a reforma. Para ele, o momento político compromete a possibilidade de avanço da tramitação da matéria no Congresso Nacional.

Duas propostas diferenciadas sobre a questão também se apresentaram no debate do Conselho de Representantes junto à FENAJ. Por sete votos contra quatro – houve duas abstenções -, foi aprovada posição de crítica à atual estrutura sindical brasileira, defesa de uma reforma sindical nos princípios cutistas reafirmados no último congresso da categoria, contrária ao anteprojeto do governo e pela retirada da PEC 369/05.