Prêmios

Inscrições abertas para o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional

Vencedor ganhará uma viagem paga e organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha a um país onde a instituição mantém operações

O Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional chega a sua terceira edição neste ano e busca reconhecer o trabalho de jornalistas e veículos de comunicação brasileiros que tenham se dedicado à cobertura de temas humanitários, muitos deles trabalhados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O objetivo desta iniciativa é incentivar a produção de mais conteúdo jornalístico de qualidade sobre temas humanitários voltados ao público brasileiro.

Serão premiadas produções jornalísticas que destaquem temas internacionais humanitários, com foco nas vítimas, publicadas entre 1º de agosto de 2018 e 31 de julho de 2019. Dentre os temas que podem ser tratados, estão a aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH), ou seja, as normas aplicáveis na guerra, o impacto humano dos conflitos armados, ações de assistência humanitária (entrega de alimentos, de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável), migração, refúgio, desaparecimentos em situação de conflitos armados, ataques a missões médicas e violência sexual em situação de conflitos armados.

O primeiro colocado terá a oportunidade de visitar algum local do mundo onde o CICV atua. O segundo e o terceiro lugar receberão prêmios em dinheiro. Nesta terceira edição, só haverá uma categoria de premiação – na qual poderão ser inscritas reportagens produzidas para meiosimpresso , televisão, rádio ou multimídia. O período de inscrição será entre 1° de junho a 1° de agosto de 2019. Os finalistas serão anunciados em outubro de 2019.

A banca de jurados analisará de maneira isenta o material inscrito seguindo os seguintes parâmetros: qualidade técnica; pertinência da temática ou assunto; e abordagem qualificada. Para  ler o regulamento completo e se inscrever, acesse: http://bit.ly/2InE0LV

Para mais informações:
Diogo Alcântara, CICV em Brasília, (61) 31062384, (61) 982487600 dalcantara@icrc.org
www.cicv.org.br
www.facebook.com/cicv
www.twitter.com/cicv_br
Instagram: @cicv_oficial
WhatsApp (Inscreva-se!): +55 55 61 8186 2602

————————————————

Segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo terá categoria especial para reportagens sobre estigma em hanseníase

A segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo abre as inscrições para receber reportagens da imprensa brasileira sobre a hanseníase. O objetivo é reconhecer e estimular produções de qualidade sobre a doença no Brasil e dos diversos aspectos relacionados, como diagnóstico, transmissão e políticas públicas. Em 2019, o prêmio traz uma categoria especial: trabalhos que abordam o estigma vivenciado pelas pessoas e famílias acometidas pela doença.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 5 de maio, conforme termos do edital disponível no site www.nhrbrasil.org.br. Poderão concorrer ao prêmio materiais lançados entre 21 de junho de 2018 e 31 de maio de 2019, concorrendo em quatro categorias comuns (jornais e revistas, mídia online, rádio e TV) e uma categoria especial para o tema do estigma em qualquer mídia. Serão analisadas a abordagem, diversidade e qualidade de fontes consultadas, técnicas empregadas e aspectos éticos.

Apoiando projetos de combate à hanseníase no País desde a década de 1990, a NHR Brasil promove a premiação pelo segundo ano para estimular uma maior visibilidade à discussão sobre a doença no País. A organização atua em projetos nas regiões Norte e Nordeste com foco na quebra de transmissão da hanseníase, abordagens integradas para prevenção de deficiências, desenvolvimento inclusivo e redução do estigma.

O anúncio dos vencedores do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo será feito no dia 28 de julho, durante cerimônia de abertura do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – MedTrop, em parceria da NHR Brasil com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). A abertura do MedTrop será realizada em Belo Horizonte e contará também com a entrega do Prêmio Jornalista Tropical, que está com inscrições abertas até o dia 10 de junho por meio do site www.sbmt.org.br.

Para mais informações:
Analista de Comunicação – NHR Brasil Thaís Brito
E-mail: thais@nhrbrasil.org.br Telefone: (85) 3055.4133 / (85) 98744.8724

————————————————