Sindicato denuncia ameaças de vereador à jornalista, em Minas Gerais

567

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais publicou nota repudiando e pedindo a  atenção das autoridades diante das ameaças feitas pelo presidente da Câmara Municipal de Itabirito – MG, vereador José Maria Gonçalves Santos (PSD), conhecido como Zé Maria, ao jornalista Marcelo Rebelo, articulista do site de notícias Impacto Atual.

Segundo a nota, o vereador teria ficado insatisfeito com críticas feitas pelo jornalista à sua atuação na Câmara, e por isso teria ameaçado o profissional da imprensa, ao encerrar a sessão da segunda-feira, 6.

Entre outras coisas, ainda conforme a nota, o vereador disse: “A partir de hoje minha paciência esgotou com ele. Não fala mal de mim, não, porque eu sei onde você está, eu te acho na rua, nós vamos discutir de homem pra homem. (…) Sei que hora você pega serviço, onde você guarda seu carro”.

Para o Sindicato, ameaças assim, se não passarem de bravata, representam uma clara intimidação ao trabalho jornalístico, à liberdade de imprensa e ao direito à informação. Caso se concretizem, podem incluir Marcelo Rebelo nas escandalosas estatísticas de violência contra jornalistas das quais o Brasil vem se tornando campeão mundial.

O Sindicato afirmou que os jornalistas não podem aceitar tais ameaças exigiu que elas sejam apuradas e que as autoridades não se omitam nesse caso.

Com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais