2024: Um ano de lutas e conquistas pelo Jornalismo e a Democracia

8

O ano de 2024 foi marcado por grandes avanços e desafios superados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), reafirmando o nosso papel como defensora intransigente da valorização da categoria, do direito à informação e da democracia.

Iniciamos o ano fortalecendo nossa atuação em defesa dos jornalistas e da liberdade de imprensa, denunciando e combatendo casos de violência contra profissionais em todo o país, com o lançamento do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Expressão de 2023.

Também reforçamos a luta pelo diploma com o lançamento de um site dedicado ao tema e a realização do “3º Ocupa Brasília pela PEC do Diploma” em abril, mês do Jornalista. Mobilizamos os profissionais de todo o Brasil em torno de um tema essencial para a qualificação e o fortalecimento da profissão.

Em conjunto com os Sindicatos de Jornalistas, promovemos a inédita Campanha Salarial Nacional Unificada 2024, fortalecendo a união da categoria na busca por direitos e resultando em diversos acordos salariais e convenções coletivas celebradas.

Denunciamos e cobramos do Ministério do Trabalho e Emprego mais rigor na concessão de registros profissionais. E seguiremos firmes nesse propósito, colocando em prática um GT nacional sobre o tema, para o ano que vem.

Na esfera legislativa, defendemos nos espaços do Congresso Nacional propostas inovadoras como a criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e de um fundo público para o jornalismo, além de atuarmos pela aprovação da regulação da inteligência artificial no Senado (PL 2338).

Em 2024, a pauta da equidade também esteve no centro das nossas ações. Realizamos o 1º Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas, um marco para o debate sobre gênero e inclusão no mercado de trabalho. Além disso, a FENAJ foi eleita para o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão da EBC e para o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ampliando a nossa representatividade em espaços estratégicos.

Outro destaque foi o início de uma pesquisa nacional sobre saúde mental dos jornalistas, que está sendo desenvolvida em parceria com a Fundacentro, para diagnosticar e propor soluções para um problema que afeta profundamente a categoria. Na área de proteção, lançamos um guia digital sobre segurança para jornalistas em coberturas de risco e, em parceria com a USP/ DIX, um guia específico para coberturas de eventos extremos.

Vale ressaltar que a FENAJ esteve presente nos principais fóruns de debate sobre jornalismo no país (como o Congresso da Abraji, o Festival 3i e o Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo) e participou de um evento na China sobre cooperação internacional, reafirmando o papel do Brasil no cenário global da comunicação.

Internamente, modernizamos a carteira nacional de jornalista e realizamos dois cursos on-line sobre desinformação, qualificando ainda mais os profissionais. Apoiamos lutas históricas, como a dos jornalistas da EBC pela isonomia salarial no PCR, que resultou em uma grande vitória. Solicitamos retificação em diversos concursos para a área e defendemos a carreira de Jornalista no setor público.

A FENAJ encerra 2024 com o compromisso renovado de, em 2025, seguir ao lado da categoria, lutando por um jornalismo cada vez mais forte, ético e essencial para a construção de uma sociedade democrática.

Boas Festas!

Brasília, 20 de dezembro de 2024

Diretoria da FENAJ