Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense ocorre de 14 a 19 de novembro, em Porto Velho
Na próxima segunda-feira (14/11), começa o Primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense, o CANOAR. Organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o evento, que tem como tema “Jornalismo, Democracia e Desigualdade”, vai acontecer entre os dias 14 e 19 de novembro e reunirá estudantes, jornalistas, pesquisadores, profissionais da área de comunicação e interessados no tema para discussões acerca do mercado de trabalho e desafios da profissão na atualidade.
O evento, que marca o aniversário de 20 anos do curso de Jornalismo da UNIR, terá mesas-redondas com convidados regionais e nacionais, atividades culturais e uma série de oficinas. Todas as atividades serão realizadas na Escola do Legislativo em Porto Velho.
No primeiro dia, a mesa redonda terá como tema Interface entre Jornalismo e Meio Ambiente e contará com a participação do jornalista e escritor Lúcio Flávio Pinto, da jornalista e co-fundadora do site Amazônia Real, Kátia Brasil e da primeira jornalista indígena da televisão brasileira, Luciene Kaxinawá.
No dia 15 de novembro, a mesa-redonda “Memória do jornalismo rondoniense” terá a participação das jornalistas Sara Duque Estrada e Luiza Archanjo. Segundo a professora Andréa Cattaneo, que preside a comissão organizadora do evento, o objetivo é fomentar a discussão sobre a memória da profissão em Rondônia, contribuindo para uma história do jornalismo no estado.
Sara Duque Estrada é paranaense e foi a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, estando à frente da diretoria entre 2018 e 2020. Já Luiza Archanjo é portovelhense e saiu de Rondônia em 1994 para estudar na Universidade Estadual Paulista, em Bauru, interior de São Paulo, onde se formou em 1999 em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo. Na época, ela explica que não havia nenhum curso na área de Comunicação ofertado no Estado.
No dia 16, a mesa-redonda “Jornalismo e desigualdade: acesso, produção e representação” contará com a participação da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro; de Fabiana Moraes (UFPE/The Intercept) e Caê Vasconcelos (UOL). “Para a FENAJ, é de extrema importância se pensar a produção jornalística fora dos grandes centros, sobretudo na perspectiva de construção de um jornalismo mais diversificado e plural”, comenta Samira.
Programação
O evento acontece de segunda a sábado e tem uma programação repleta de atividades: de segunda a sexta, entre 16h e 19h, os inscritos serão recebidos em uma Feira Cultural e Gastronômica, com expositores de Porto Velho. Neste mesmo horário, apenas na terça, haverá o momento “Memórias do Jornalismo Rondoniense”, a partir de relatos de profissionais da área. Em todos os dias, as mesas redondas começam a partir das 19h, com os seguintes assuntos:
Segunda: Interface entre jornalismo e meio ambiente
Terça: A importância do Jornalismo na defesa da democracia
Quarta: Jornalismo e desigualdade: acesso, produção e representação
Quinta: Rotinas produtivas e precarização do jornalismo/Premiação da logomarca do curso
Sexta: Produção audiovisual na Amazônia
Já no sábado, o CANOAR encerra com oficinas práticas voltadas para os alunos de Jornalismo, buscando aprofundar conhecimentos úteis à profissão. Os conteúdos são variados: Edição de vídeo; Noções básicas de fotografia; Radiojornalismo Esportivo; Produção de conteúdo para redes sociais digitais; Técnicas de entrevista; Design e projetos editoriais.
Segundo a professora Andréa Cattaneo, coordenadora da comissão organizadora do evento, a ideia foi “Construir uma programação que proporcione vieses teóricos, práticos e críticos acerca do tema central, tão atual, para compreender a realidade das técnicas aprendidas por estudantes e praticadas por profissionais da área, diante da imensidão de fatos amazônicos”.
Serviço – 1º Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR)
Quando: 14 a 19 de novembro
Onde: Escola do Legislativo, Rua Major Amarante, nº 390, Porto Velho
Inscrições: gratuitas pelo site www.canoar.unir.br
Público-alvo: jornalistas, publicitários, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores e público em geral
Instagram: @canoar.unir
Fonte: Comissão Organizadora do CANOAR