FENAJ participa do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

23

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), representada pela sua presidenta, Samira de Castro, participará do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, o FN 2024. O evento será realizado em Belém, nos dias 18 e 19 de abril, com programações no Palácio de Governo e na Ilha do Combu.

A iniciativa do evento é do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, criado para discutir e aprimorar a comunicação pública como instrumento essencial para fortalecer as instituições democráticas do país.

A dirigente da FENAJ vai chamar atenção para a necessidade de os secretários de comunicação se engajarem da defesa da regulamentação do Capítulo V da Constituição e da volta do diploma como critério de acesso à profissão de jornalista no Brasil. “Tais medidas são fundamentais para garantir a integridade da informação, a pluralidade e a diversidade no ecossistema de produção de notícias”, afirma Samira.

O presidente do Conselho, André Curvello, que é secretário de Comunicação do estado da Bahia, adianta que espera por discussões proveitosas, principalmente no que diz respeito às redes sociais e regulamentação da internet, além de questões relacionadas à Inteligência Artificial (IA), sua utilização como prestação de serviços no setor público e os cuidados que devem ser tomados.

As atividades iniciam no dia 18 com a prestação de contas do Conselho, apresentada por André Curvello. Em seguida, Sidney Hori Hawthone, CEO e cofundador da Aeonix Technopreneurs, startup norte-americana voltada para GenAI, faz a apresentação “A inteligência Artificial na prestação dos serviços públicos”.

Nos dois dias de evento, os participantes vão conhecer cases das secretarias de estados como Rio de Janeiro, Acre, São Paulo e Rio Grande do Sul. A programação inclui, ainda, um encontro com André Luiz Costa Dias, diretor de relações institucionais e projetos especiais na Rede Globo, no Palácio do Governo. As autoridades também serão recebidas pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e pela vice-governadora, Hana Ghassan.

A primeira edição do fórum ocorreu em Salvador, na Bahia, depois Rio de Janeiro, locais onde foram discutidas as formas de combater a desinformação e as fake news. A terceira edição aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde abordaram temas como a regulamentação do investimento em blogs, transparência e boas práticas na publicidade digital e a relação dos governos com o jornalismo multiplataformas.

Com informações do Governo do Pará