FENAJ realiza seu 17º Pré-Fórum no Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

157

A 21ª edição do Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) na Universidade Federal do Piauí iniciou nesta quarta (20/04) e segue até 22 de abril. O tema do evento é “Rumos do ensino de jornalismo: modelos, práticas e compromissos”. Ao total, houve a submissão de 64 artigos, o número confere à edição o posto de segunda maior em trabalhos selecionados e terceira maior em envios de trabalhos. O evento, a ser realizado no formato híbrido, tem a organização do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Confira o link da transmissão da solenidade de abertura

A programação do 21º ENEJor é composta por vários eventos, como: 17º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo e o 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além disso, estão previstas atividades como a entrega do Prêmio Abej (reconhecimento de personalidade no ensino de jornalismo), lançamentos de livros, painéis de debate e programação cultural.

Segundo o organizador do evento e Diretor da Rádio FM Universitária, Sílvio Barbosa, essa é a primeira vez que o ENEJor ocorre no Nordeste. “É muito importante para a UFPI e para nosso curso de jornalismo, assim como todo o nordeste, sediar o 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo. Então, a vinda deste evento para Teresina é um ótimo sinal, ou seja, demonstra a valorização do nosso ensino de jornalismo aqui na Universidade”, enfatizou.

O Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), antigo Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), com a finalidade de reunir docentes e discentes da área para refletir, trocar experiências e apresentar resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista.

Cátedra FENAJ de Jornalismo

Nesta edição do Pré-Fórum, a FENAJ apresentou o tema “Cátedra FENAJ: contribuição para o ensino de Jornalismo comprometido com a constituição da cidadania”, com a participação das diretoras Valci Zuculoto (FENAJ/ABEJ) e Carmen Pereira (FENAJ), além de Francisco José Castilhos Karam, coordenador da 1º Cátedra FENAJ (UFSC). A atividade foi mediada por Marcelo Bronoski (UEPG).

A Cátedra FENAJ de Jornalismo para a Cidadania é um ciclo de palestras/debates/cursos
e/ou outros formatos, desenvolvido pela Federação Nacional dos Jornalistas em parceria com os Sindicatos e as Universidades/Centros Universitários/Faculdades, sobre temas relativos ao exercício da cidadania (por exemplo, história contemporânea, instituições políticas, análise econômica, temas sociais, avaliação de conjuntura, direitos humanos, democracia entre outros) e à prática responsável do jornalismo ( ética, rigor na apuração, censura econômica e política, etc.).

O projeto da “Cátedra FENAJ de Jornalismo para a Cidadania” foi aprovado no 29º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Salvador (BA), de 6 a 10 de setembro de 2000. Desde então vem sendo praticado em diversas instituições de ensino do jornalismo.

 

Confira a programação geral do 21º ENEJor.