Jornalista, informe ao seu Sindicato e à FENAJ sobre casos de coronavírus na categoria

56

Entidades sindicais vão monitorar ocorrências entre os profissionais jornalistas

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em conjunto com os Sindicatos Profissionais nas diversas regiões do país, vai atuar na busca e no monitoramento de ocorrências de coronavírus entre a categoria. A ação será coordenada pelo Departamento de Saúde, Previdência e Segurança da entidade.

Devido a atuação na linha de frente da pandemia, considerando ainda o decreto que estabelece a atividade jornalística como serviço essencial, os jornalistas estão entre os profissionais mais expostos a riscos de contágio. Também já são notórios alguns casos de contaminação em redações, de doenças confirmadas por testagem e, ainda, de mortes.

Para acompanhar a evolução da doença entre a categoria dos jornalistas num cenário de subnotificação e, com isso, readequar a ação sindical sempre que for necessário, convocamos os jornalistas a notificarem seu sindicato local e também a FENAJ, via email (fenaj@fenaj.org.br) para que possamos sistematizar as ocorrências.

Nesta segunda quinzena de abril, quando a COVID-19 tem 43.079 casos confirmados no país e 2.741 mortes (22/04), listamos abaixo as vítimas da doença entre a categoria que foram publicizadas até o momento:

– José Augusto Nascimento Silva (editor de imagens, SBT Rio)

– Roberto Fernandes (jornalista, TV Mirante – Globo Maranhão)

– Robson Thiago Mesquita (repórter cinematográfico, SBT Rio)

Federação Nacional dos Jornalistas