Jornalistas da EBC em greve são recebidos pelo ministro da Secom

9

Em paralisação de 48 horas, os jornalistas da EBC foram recebidos nesta tarde de quarta (4/09) pelo ministro da Secom, Laércio Portela. Os representantes do Sindicato do DF e da Comissão de Empregados apresentaram os ataques que a categoria vem sofrendo da diretoria da EBC, com um plano de carreira que afronta a jornada especial dos jornalistas.

A reunião foi resultado de ato dos profissionais na parte da manhã, em frente ao Palácio do Planalto. Na ocasião, os trabalhadores foram recebidos por representantes da Secretaria Geral e da Secom para firmar o compromisso de diálogo, o que levou à reunião com o ministro Laércio.

Na reunião, os representantes questionaram a falta de isonomia na tabela salarial, que desvaloriza a função dos jornalistas na EBC, além de outros cargos com jornada reduzida. Pediram diálogo e que seja revista a tabela distorcida apresentada pela empresa, garantindo a mesma tabela para trabalhadores de ensino superior.

O ministro Laércio Portela, que também é jornalista, disse que a proposta da EBC está em análise pela Secom, e se comprometeu com a abertura do diálogo e transparência antes de enviar a proposta para o Sest/MGI. Também houve a sinalização de que o tema será analisado detalhadamente.

Mais uma reunião com parlamentar

Também nesta quarta-feira, o deputado federal Reimont (PT-RJ) se reuniu com os trabalhadores, atendendo a um pedido de apoio às reivindicações dos jornalistas sobre o PCR. Ele se dipôs a ajudar a categoria e apoiou a proposta de realização de audiência pública, junto à deputada federal Erika Kokay. Além disso, Reimont se colocou à disposição para interlocução com Sest e Secom.

Adesão histórica ao movimento

A paralisação dos jornalistas no DF, RJ e SP foi um sucesso. Mais de 90% da categoria paralisou os trabalhos informativos da EBC. Nesta quinta, os sindicatos conquistaram uma reunião com a Sest para discutir o PCR. E a luta só vai parar quando garantirmos a isonomia salarial!

Sindicatos dos Jornalistas do DF, Rio e SP

Beatriz Evaristo, jornalista e membro da Comissão de Empregados da EBC

Guilherme Neto, jornalista e membro da Comissão de Empregados da EBC