Nota Oficial: Em defesa do livre exercício profissional

524
Imagem: Reprodução da internet

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Federação Nacional dos Jornalistas, mais uma vez, vêm a público denunciar e repudiar agressões sofridas por jornalistas em pleno exercício profissional.

Desta vez, a vítima foi o repórter Pedro Bello Moraes, correspondente da CNN portuguesa que está no Brasil cobrindo as eleições presidenciais. Na noite de domingo, 30/10, ao acompanhar as manifestações dos partidários do candidato derrotado – o atual presidente da República, Jair Bolsonaro -, no Rio de Janeiro, Pedro foi hostilizado pelos manifestantes.

Ao vivo, o jornalista ouviu que a emissora era um “lixo” e, mesmo esclarecendo que se tratava da emissora portuguesa, não foi poupado de xingamentos. Cercado e sob gritos, Pedro Bello Moraes teve que encerrar a transmissão.

Infelizmente, o clima de ódio que tem marcado o Brasil nos últimos quatro anos não será dissipado tão depressa. É nossa tarefa, como cidadãos, democratas, profissionais da informação, defensores da liberdade, cerrar fileiras com aqueles que se manterão na linha de frente pelo respeito ao exercício profissional, à Constituição e à Democracia.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ)

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)