Prêmios

Segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo terá categoria especial para reportagens sobre estigma em hanseníase

A segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo abre as inscrições para receber reportagens da imprensa brasileira sobre a hanseníase. O objetivo é reconhecer e estimular produções de qualidade sobre a doença no Brasil e dos diversos aspectos relacionados, como diagnóstico, transmissão e políticas públicas. Em 2019, o prêmio traz uma categoria especial: trabalhos que abordam o estigma vivenciado pelas pessoas e famílias acometidas pela doença.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 5 de maio, conforme termos do edital disponível no site www.nhrbrasil.org.br. Poderão concorrer ao prêmio materiais lançados entre 21 de junho de 2018 e 31 de maio de 2019, concorrendo em quatro categorias comuns (jornais e revistas, mídia online, rádio e TV) e uma categoria especial para o tema do estigma em qualquer mídia. Serão analisadas a abordagem, diversidade e qualidade de fontes consultadas, técnicas empregadas e aspectos éticos.

Apoiando projetos de combate à hanseníase no País desde a década de 1990, a NHR Brasil promove a premiação pelo segundo ano para estimular uma maior visibilidade à discussão sobre a doença no País. A organização atua em projetos nas regiões Norte e Nordeste com foco na quebra de transmissão da hanseníase, abordagens integradas para prevenção de deficiências, desenvolvimento inclusivo e redução do estigma.

O anúncio dos vencedores do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo será feito no dia 28 de julho, durante cerimônia de abertura do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – MedTrop, em parceria da NHR Brasil com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). A abertura do MedTrop será realizada em Belo Horizonte e contará também com a entrega do Prêmio Jornalista Tropical, que está com inscrições abertas até o dia 10 de junho por meio do site www.sbmt.org.br.

Para mais informações:
Analista de Comunicação – NHR Brasil Thaís Brito
E-mail: thais@nhrbrasil.org.br Telefone: (85) 3055.4133 / (85) 98744.8724

————————————————

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do  Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo 2019 .  Os jornalistas que publicaram trabalhos em espanhol ou em português entre 1º de abril de 2018 e 31 de março de 2019, em qualquer formato ou tipo de meio, têm até 23 de maio para se inscrever em uma das quatro categorias da premiação: Texto, Imagem, Cobertura e Inovação.

Inscreva-se aqui no Prêmio Gabo.

————————————————

Informamos que estão abertas as inscrições para o:

Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica – 2019
– Categoria: Pesquisador e Escritor
– Premiação: R$ 20 mil, diploma e participação na Reunião Anual da SBPC/2019
– Encerramento das inscrições: 22/abril/2019 (até as 18 horas – horário de
Brasília)
www.premiojosereis.cnpq.br

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – 2018
– Tema: Indústria 4.0
– Premiação total: US$ 25,5 mil, troféus e certificados
– Encerramento das inscrições: 31/maio/2019 (até as 18 horas – horário de
Brasília)
www.premiomercosul.cnpq.br

————————————————

Os jornalistas profissionais interessados em participar do Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação 2019 poderão apresentar suas candidaturas até o próximo dia 14 de Abril.

O Prêmio, lançado em 1992 pela União Europeia, visa eleger as melhores reportagens sobre o desenvolvimento e a erradicação da pobreza escritas por jornalistas de cinco regiões do mundo: África, Pacífico Asiático, Europa, América Latina e Caribe e Oriente Médio.

Este ano, o Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação será disputado em três categorias e os vencedores de cada uma delas receberá uma premiação de 10 mil euros. Os vencedores em cada uma das três categorias serão convidados para participar, em Bruxelas, da cerimônia de entrega da premiação.

A exemplo do que vem acontecendo desde sua criação, o Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação premia as melhores tradições do jornalismo ao descobrir histórias poderosas e comoventes, dando voz àqueles que muitas vezes acham impossível ou difícil serem ouvidos.

O Prêmio é uma oportunidade para os jornalistas demonstrarem seu compromisso de informar sobre desenvolvimento e erradicação da pobreza, bem como inspirar as pessoas a melhorarem suas vidas em suas próprias comunidades.

Na edição de 2019, os jornalistas podem se candidatar ao Prêmio em três categorias distintas:

Grande Prêmio: aberto aos jornalistas cujos meios tenham sua sede em um dos mais de 160 países associados com os quais a União Europeia trabalha nas áreas de desenvolvimento e cooperação.

Prêmio Europa: aberto aos jornalistas cujos meios tenham sua sede em um dos países-membros da União Europeia.

Prêmio ao Melhor Jornalista Emergente: aberto aos jornalistas com idade inferior a 30 anos, cujos meios sejam sediados em qualquer país onde a DG DEVCO e a DG NEAR proporcionam assistência ao desenvolvimento, assim como em qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia.

Ao preencherem  o formulário de inscrição, os jornalistas devem escolher uma dessas três categorias.  Os critérios geográficos de participação se baseiam na localização da sede central do meio de comunicação no qual o trabalho foi publicado. O meio de comunicação deve ser sediado em um país que cumpra os requisitos exigidos pela organização do concurso.

O jornalista vencedor em cada categoria receberá um cheque no valor de 10 mil euros e o ganhador da categoria Melhor Jornalista Emergente terá, além dessa recompensa pecuniária, a oportunidade de trabalhar em um meio de comunicação associado.

Os nomes dos três ganhadores do Prêmio Lorenzo Natali de Comunicação serão anunciados por ocasião das Jornadas Europeias do Desenvolvimento de 2019, a serem realizadas nos dias 18 e 19 de Junho, em Bruxelas. A cerimônia contará com a participação dos três profissionais vencedores do concurso.

Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser encontradas no site: https://ec.europa.eu/europeaid/lnp.

Para mais informações, favor contatar:

Delegação da União Europeia no Brasil
Humberto NETTO, Assessor de Imprensa
+55 (61) 2104.3119, Humberto.netto@eeas.europa.eu

Delegação da União Europeia no Brasil
SHIS QI 07, Bloco A, Lago Sul, CEP 71615-205 Brasilia, telefone: (+55 61) 2104.3122
http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/index_pt.htm
www.facebook.com/delegacaouebrasil
twitter.com/UEnoBrasil

————————————————

El SPA convoca el XII Premio Internacional de Periodismo Julio Anguita Parrado

El Sindicato de Periodistas de Andalucía (SPA) convoca el XII Premio Internacional de Periodismo Julio Anguita Parrado, en memoria del periodista cordobés fallecido el 7 de abril de 2003 en la guerra de Irak. El galardón cuenta con el patrocinio del Ayuntamiento de Córdoba, la Universidad de Córdoba, la Junta de Andalucía y el Parque Joyero de Córdoba.

1. El objetivo del premio es reconocer una trayectoria profesional brillante, comprometida con la defensa de los derechos humanos, de periodistas de cualquier nacionalidad, o bien de organizaciones o entidades periodísticas, que hayan realizado trabajos en zonas en conflicto bélico o de especial violencia social.

2. El Premio de Periodismo Julio Anguita Parrado está dotado con 2.500 euros y una figura conmemorativa.

3. Las candidaturas podrán ser presentadas por cualquier órgano de dirección del Sindicato de Periodistas de Andalucía o cualquier otra organización sindical adscrita a la Federación de Sindicatos de Periodistas, así como los órganos ejecutivos de sindicatos de periodistas de otros países y que estén vinculados a la Federación Internacional de Periodistas.

4. Asimismo podrán proponer candidaturas, a través de sus órganos directivos, las organizaciones profesionales del ámbito periodístico, incluidos los medios de comunicación.

5. También podrán elevar candidaturas las instituciones y organizaciones que, fuera del ámbito periodístico, mantengan convenios o acuerdos con el Sindicato de Periodistas de Andalucía.

6. La candidatura deberá ir acompañada de memoria motivada, así como de currículum del candidato y de toda la documentación escrita, gráfica o audiovisual, o enlaces a las mismas, que se considere adecuada para la acreditación de méritos. Asimismo, la propuesta incluirá un número de teléfono y una dirección de correo electrónico de contacto a la que se pueda dirigir el jurado del premio para realizar las verificaciones que considere oportunas.

7. Las candidaturas a la XII edición del Premio Julio Anguita Parrado deben enviarse por vía postal o bien por correo electrónico.

Por email a: comunicacion@spandalucia.com , indicando en el asunto el nombre del candidato y las palabras Premio Julio.

Por correo postal a:
Premio Internacional de Periodismo Julio Anguita Parrado.
Sindicato de Periodistas de Andalucía.
Calle Hileras, 1. 3º F.
18001 Granada-España.

8. El plazo para la presentación de candidaturas se abre con la publicación de estas bases y termina el 5 de marzo de 2019. El fallo del jurado se dará a conocer en marzo de 2019 y el acto de entrega del premio tendrá lugar en Córdoba el 7 de abril de 2019.

9. El jurado, designado por la ejecutiva del Sindicato de Periodistas de Andalucía, estará integrado por Carmen Sarmiento, periodista de televisión especializada en temas internacionales y sociales; Olga Rodríguez Francisco, periodista especializada en Internacional, Oriente Medio y Derechos Humanos; Enrique Bustamante Ramírez, catedrático de Comunicación Audiovisual y coordinador del Instituto Andaluz de Investigación en Comunicación y Cultura; Antonio Checa Godoy, periodista, exdecano de la Facultad de Comunicación de Sevilla e investigador en comunicación; Rosa Aparicio Baruque, directora de Comunicación Universidad de Córdoba; Agustín  Martínez Morales, jefe de prensa alcaldía de Córdoba; Julio Anguita González, en representación de la familia Julio Anguita Parrado y el secretario general del Sindicato de Periodistas de Andalucía, Francisco Terrón Ibáñez, que actuará como secretario del jurado, con voz pero sin voto.

10. La participación en este concurso implica la aceptación de las bases y del veredicto del jurado.

https://drive.google.com/file/d/1Iq74oKkWyu0ZfbgaMmk_4EBIqSIuRtkr/view

Córdoba, febrero de 2019

Puedes seguirnos en:

www.spandalucia.com  –  
http://www.facebook.com/spandalucia  –  http://www.twitter.com/SPA_Periodistas