Saiba como se inscrever nos seminários regionais “Jornalismo, sim!”

27

Objetivo dos eventos on-line é debater as propostas de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os seus sindicatos filiados irão discutir, com a categoria e com a sociedade, a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, proposta apresentada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) a suas entidades filiadas.

A proposta da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade prevê o desenvolvimento do jornalismo, por meio da implementação de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

Para a implementação da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade no país, a FENAJ vem trabalhando desde o final de 2020, quando criou um grupo de trabalho (GT), formado por dirigentes, para ouvir especialistas e identificar as particularidades brasileiras.

A partir desse trabalho, a FENAJ chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

Agora, a FENAJ espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas.

Para isso, realizará 10 seminários on-line, em todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), com apoio da Union to Union e da FIJ.

Programação dos Seminários com jornalistas (horário de Brasília). Para se inscrever, basta clicar no link da sua região

Região Norte – 20 de julho – terça-feira – 20h 

Região Sul – 27 de julho – terça-feira – 20h

Região Sudeste – 28 de julho – quarta-feira – 20h

Região Centro-Oeste – 29 de julho – quinta-feira – 20h30

Região Nordeste – 3 de agosto – terça-feira –20h

Seminário on-line com entidades da sociedade civil (horário de Brasília)
Região Nordeste – 19 de agosto – quinta-feira – 18h
Região Sul – 24 de agosto – terça-feira – 20h
Região Sudeste – 26 de agosto – quinta-feira – 20h
Região Centro-Oeste – 30 de agosto – segunda-feira – 20h30
Região Norte – 31 de agosto   – terça-feira – 20h