Sindicatos, FENAJ e Fitert denunciam nova agressão de seguidores de Bolsonaro a profissionais da imprensa

296

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF e o Sindicato dos Radialistas do DF, bem como a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Federação dos Radialistas, repudiam veementemente o ataque aos profissionais da CNN e da Rede Globo ocorrido neste domingo, em frente ao QG do Exército, na capital federal.

Os profissionais (jornalista, repórteres cinematográficos e auxiliar) acompanhavam a cobertura da carreata contrária ao isolamento social, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A manifestação contra a quarentena fez parada no Setor Militar em Brasília, onde Bolsonaro discursou para pessoas aglomeradas em volta de seu veículo, desrespeitando todas as orientações de distanciamento social no combate ao novo Coronavírus.

Manifestantes ainda pediam um golpe de estado, com intervenção militar, e defendiam o AI-5, que durante a ditadura censurou a imprensa e liquidou as liberdades individuais, inclusive a de livre manifestação. As equipes, que faziam a cobertura do ato, foram expulsas do local e agredidas fisicamente por apoiadores do presidente.

O SJPDF, o Sinrad-DF, a FENAJ e a Fitert se solidarizam com os profissionais, e cobram das autoridades competentes a responsabilização de todos os envolvidos.

Os sindicatos já colocaram também seu departamento jurídico à disposição para prestar todo apoio necessário aos profissionais.

Cobramos ainda, e novamente, das empresas a adoção de medidas de garantia da segurança aos trabalhadores, bem como o apoio necessário para a superação desse episódio, além da denúncia da agressão a seus trabalhadores.

Em tempos nos quais o jornalismo se faz tão necessário, inclusive no combate à pandemia, não podemos aceitar mais esse ataque aos profissionais da imprensa. Um país que têm profissionais do Jornalismo atacados, é uma nação com sua democracia em risco.

Exigimos respeito!

Brasília, 19 de abril de 2020

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal
Sindicato dos Radialistas do DF
Federação Nacional dos Jornalistas
Federação dos Radialistas