FENAJ e SindjorMA condenam ataque à TV Cidade de Bacabal

14

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Maranhão (SINDJOR-MA) expressam, com veemência, seu mais profundo repúdio ao atentado registrado em Bacabal, que teve como alvo a TV Cidade, afiliada da Record TV, na madrugada da última quarta-feira (25/09), quando quatro homens armados invadiram o prédio, renderam o vigilante e um repórter e atearam fogo em equipamentos, tirando a emissora do ar.

Esse ato criminoso, marcado pela violência e intimidação, representa um grave ataque à liberdade de imprensa e ao direito à informação, pilares fundamentais da democracia. As consequências desse atentado são gravíssimas, uma vez que atacam não só a integridade física dos trabalhadores da comunicação, mas também a liberdade de expressão.

A FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão exigem que as autoridades policiais, a Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão conduzam uma investigação célere e rigorosa, a fim de identificar e punir os responsáveis por este ataque que pode ter motivação política e eleitoral.

Não podemos admitir que atos dessa natureza fiquem impunes, pois isso colocaria em risco não apenas a segurança dos profissionais da imprensa, mas também o direito da população de ser informada de forma livre e plural.

A liberdade de imprensa é um direito constitucional e não pode ser cerceada por grupos ou indivíduos que buscam, através da violência, calar a verdade e perpetuar a desinformação.

A FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas reiteram sua solidariedade aos profissionais da TV Cidade e reafirmam seu compromisso inabalável na defesa do exercício ético e seguro do jornalismo.

São Luís, 26 de setembro de 2024

Leonardo Sampaio
Presidente
Sindicato dos Jornalistas do Maranhão (SINDJOR-MA)