Jornalistas de impressos do Ceará encerram campanha salarial com aumento real

718

o_povo_internaApós um ano e meio de negociações emperradas, a campanha salarial dos jornalistas que atuam em veículos impressos do Ceará , retroativa a setembro de 2014, foi encerrada no final de novembro, Após intermediação do Ministério Público do Trabalho, o Sindicato patronal apresentou proposta que contempla, além da reposição salarial pela inflação, aumento real de 1,5% aos profissionais que recebem o piso da categoria e de 1,2% para os que recebem acima do piso.

A nova proposta dos patrões, apresentada e submetida à votação pelos trabalhadores, foi aprovada por unanimidade em assembleia simbólica realizada na porta do jornal O Povo, onde a categoria realizou manifestação. O índice oferecido significa um reajuste de 7,63% para os salários acima do piso, pagos no mês de dezembro, conforme proposta do MPT. Para o piso salarial, o reajuste foi de 1,5% acima da inflação, que chegou a 6,35% (no período de 1º de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2015), totalizando um aumento de 7,95% e um novo piso de R$ 1.865,15.

“A luta não é por 0,2 ponto percentual. A luta é por dignidade!”, resumiu a presidente do Sindjorce, Samira de Castro. “Mais que um índice de reajuste maior, a categoria conquistou o respeito dos jornais. Esta, sim, foi a nossa maior vitória! Para aquela pequena parte de nós que queria jogar a toalha antes do jogo terminar, foi uma grande aprendizado. Nossa Campanha Salarial foi pedagógica no sentido de provar que vale a pena lutar”, completou Samira.

Com informações do Sindicado dos Jornalistas do Ceará