FENAJ realizará 2º Seminário de Formação Política e Sindical do Nordeste em Fortaleza

156

 

Encontro regional será realizado nos dias 28 e 29 de maio e antecede o Congresso dos Jornalistas do Ceará

A cidade de Fortaleza será palco de um importante momento de articulação e fortalecimento do movimento sindical dos jornalistas nordestinos. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), realizará o 2º Seminário de Formação Política e Sindical do Nordeste nos dias 28 e 29 de maio de 2025, reunindo dirigentes sindicais de toda a região para debater os desafios da organização da categoria e traçar estratégias de mobilização frente ao atual cenário político e trabalhista do país.

O evento acontecerá na sede do Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres), com atividades formativas e rodas de diálogo sobre temas como a reestruturação do movimento sindical, a valorização da profissão de jornalista, a luta por direitos trabalhistas e a defesa da democracia e da liberdade de imprensa. A programação completa será divulgada nos próximos dias, mas a expectativa é de que o evento reúna dezenas de representantes sindicais da região Nordeste, além de convidados de outras partes do país.

O seminário é uma iniciativa da Vice-Presidência Regional Nordeste II da FENAJ, que tem à frente a jornalista Fernanda Gama, que também é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). Será realizado em articulação com o Congresso dos Jornalistas do Ceará, programado para os dias 30 e 31 de maio, também em Fortaleza. Com isso, a FENAJ e o Sindjorce esperam potencializar a mobilização dos profissionais da comunicação em torno de pautas urgentes para a categoria.

A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, ressalta a importância da mobilização regional. Ela lembra que a primeira edição o Seminário aconteceu em Fortaleza, no ano de 2012.

“Vivemos um momento crucial para o movimento sindical dos jornalistas. É preciso estarmos organizados e alinhados nacionalmente para defender a nossa profissão e lutar pela reconstrução dos direitos trabalhistas. O seminário será um espaço estratégico para isso”, destacou.

Os sindicatos interessados em participar devem confirmar presença até o dia 21 de maio, informando os nomes e contatos dos dirigentes que representarão cada entidade. Fernanda Gama reforça o convite a todas as lideranças sindicais comprometidas com a construção de um jornalismo ético, combativo e democrático.