A Defensoria Pública da União (DPU) recebeu, nesta terça-feira (24/09), representantes de entidades do jornalismo para debater estratégias de proteção à liberdade de imprensa no Brasil. Participaram da reunião a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, o vice-presidente, Moacy Neves, o jornalista Thiago Domenici, diretor da sucursal da Agência Pública em Brasília, e Guilherme Duarte, assessor de Incidência e Litígio Estratégico do escritório da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina (RSF).
A iniciativa das organizações de jornalismo reafirma a importância da articulação entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil para enfrentar riscos crescentes à atividade jornalística no país.
O encontro foi conduzido pelo defensor público geral da União, Leonardo Cardoso de Magalhães. Na ocasião, foram discutidos os riscos e violações decorrentes de práticas de monitoramento ilegal, além da apresentação de propostas de medidas institucionais de defesa da atividade jornalística e da avaliação de formas de cooperação entre a DPU e organizações da sociedade civil para fortalecer a proteção da liberdade de imprensa.
A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, destacou que o encontro representa um passo importante na construção de respostas institucionais contra as crescentes ameaças ao jornalismo, afirmando que defender a imprensa livre é defender a democracia e o direito da sociedade de acessar informação de qualidade.
O defensor público geral da União, Leonardo Cardoso de Magalhães, reforçou o compromisso da instituição em atuar de forma estratégica na proteção dos direitos fundamentais, ressaltando a centralidade da liberdade de imprensa para a consolidação democrática.
Fotos: Fabio Andrade/ DPU