FePALC realiza seu Congresso de 2025 e elege nova diretoria

520

FENAJ passa a integrar a Secretaria de Direitos Humanos da Federação, sendo representada pelo seu secretário de Relações Internacionais, Ayoub Hanna Ayoub

Foto: Sandro Pereyra / APU

A Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (FePALC) realizou seu Congresso de 2025 em 25 de outubro no Uruguai. O evento contou com a participação da presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Dominique Pradalié, e da vice-presidente do Uruguai, Carolina Cosse. O evento também incluiu módulos temáticos para discussão e intercâmbio, e a eleição de uma nova diretoria, presidida por Santiago Ortiz, do Sindicato dos Jornalistas do Paraguai.

As atividades do Congresso começaram em 23 de outubro em Montevidéu com um painel de abertura focado em Liberdade de Expressão, Direito à Informação e Prática do Jornalismo na Atualidade. O painel incluiu Dominique Pradalié; Carolina Cosse, Vice-Presidente do Uruguai; Álvaro Pan Cruz, Presidente cessante da FePALC; Agostina Hernández Bologna, Embaixadora da Fundação Sociedades Digitais na UE; e Ernesto Fernández Polcuch, Diretor do Escritório Regional da UNESCO.

Em 24 de outubro, quatro módulos temáticos foram realizados em Punta Ballena, com foco em Liberdade de Expressão e Direito da Mídia no Uruguai e no Mundo; A Intersecção da IA ​​entre Direitos Humanos e o Mundo do Trabalho; Mulheres Jornalistas, Equidade, Oportunidades e Condições de Trabalho; e Condições e Relações de Trabalho – Mesa Redonda sobre Segurança no Jornalismo. Essas sessões contaram com apresentações de especialistas acadêmicos, funcionários do Ministério do Trabalho e do escritório regional da UNESCO, líderes sindicais da profissão jornalística e especialistas em comunicação digital.

Esta reunião prévia serviu de base para uma reunião especial entre a Presidente da FIJ, Dominique Pradalié, a Vice-Presidente Zuliana Lainez, o Presidente da Associação Uruguaia de Imprensa (APU), Rody Olivera, e o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Mario Lubetkin. A reunião foi realizada para discutir a possibilidade de o Uruguai assumir a liderança nas Nações Unidas no processo de adoção de uma Convenção Internacional sobre a Segurança e Independência de Jornalistas e Outros Profissionais da Mídia.

O Ministro das Relações Exteriores Lubetkin afirmou que o sistema político uruguaio apoia iniciativas que visam fortalecer a liberdade de imprensa e que o desafio agora será avaliar a possibilidade de o país liderar esse processo dentro do sistema das Nações Unidas, com vistas à obtenção de um instrumento internacional juridicamente vinculativo que proteja os profissionais da imprensa.

O Congresso foi realizado em 25 de outubro em homenagem a Domingo Vargas, um histórico líder da imprensa chilena da Federação Nacional dos Trabalhadores da Comunicação Social (FENATRAMCO), falecido em 2025. A Federação Argentina dos Trabalhadores da Imprensa (FATPREN) também se uniu à FePALC nessa ocasião.

Após intenso trabalho e debate, a nova diretoria foi eleita, nomeando Santiago Ortiz, do Sindicato dos Jornalistas Paraguaios, como presidente da organização. Zuliana Lainez, presidente da Associação Nacional de Jornalistas do Peru e primeira vice-presidente da Federação Internacional de Jornalistas, continua como vice-presidente.

A nova diretoria da FePALC tem a seguinte composição:

– Sindicato e ação política – Filemón Medina (Sindicato dos Jornalistas do Panamá)
– Finanças: Adriana Hurtado (Federação Colombiana de Jornalistas)
– Direitos humanos: Ayoub Hanna Ayoub (Federação Nacional de Jornalistas – Brasil)
– Administração e atas: Francisco Reyes (Federação Nacional dos Trabalhadores da Comunicação – Chile)
– Treinamento: Álvaro Pan Cruz (Associação Uruguaia de Imprensa)
– Comunicação: Carla Gaudensi (Federação Argentina de Trabalhadores da Imprensa)
– Gênero: Sonia Arrieta (Sindicato Nacional de Jornalistas e Comunicadores – Costa Rica)
– Membros: Sindicato Nacional de Editores de Imprensa (México) e Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (República Dominicana)

Neste novo processo eleitoral, a FePALC reafirma seu compromisso com a defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores da imprensa da região e com a luta pelo direito à informação e à livre expressão.