FENAJ lança pesquisa sobre perfil e condições de trabalho de jornalistas em entidades sindicais

70

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou nesta segunda-feira (2/2) uma pesquisa para mapear o perfil e as condições de trabalho de jornalistas que trabalham em entidades sindicais de todo o país. O levantamento, elaborado pela Diretoria Executiva em conjunto com a Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação, ficará aberto para respostas até o dia 31 de março deste ano. Acesse aqui e responda a pesquisa.

“É comum que jornalistas que trabalham em sindicatos, associações, federações, confederações e centrais sindicais sofram com jornadas exaustivas, contratos precários e falta de plano de carreira. Mapear esse perfil é a única forma de exigir que as entidades sindicais pratiquem, ‘dentro de casa’, os mesmos direitos que defendem para a sua categoria”, explica Márcia Quintanilha, diretora da Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação da FENAJ.

Além da remuneração, benefícios, plano de carreira, condições de trabalho, a FENAJ também quer saber qual o recorte etário, de gênero e étnico-racial dessa parcela da categoria, além de levantar informações sobre assédios e outros tipos de problemas relacionados ao ambiente laboral.

“Sabemos que muitos e muitas colegas que trabalham em entidades sindicais são “euquipes”, exercem múltiplas funções, raramente são remunerados por isso e ainda estão expostas e expostos a assédios de diversas naturezas – sexual, moral e até político. E por atuarem muitas vezes sozinhos, não têm com quem compartilhar essas questões nem sabem onde buscar apoio”, afirma Renata Maffezoli, 1ª secretaria da Federação.

De acordo com a dirigente sindical, uma vez com um diagnóstico mais detalhado sobre a realidade das e dos jornalistas nessa área específica de atuação, a FENAJ poderá orientar os Sindicatos a atuarem junto às entidades sindicais para buscar melhorar as condições de trabalho desta parcela da categoria. “Nosso intuito com essa pesquisa é aproximar a FENAJ das e dos jornalistas que trabalham em entidades sindicais e municiar os sindicatos de base, e a própria federação, para dialogar com sindicatos, centrais sindicais, federações, confederações no intuito de garantir respeito e dignidade à nossa categoria”, concluiu.

Acesse aqui e responda a pesquisa