Ato na Câmara destaca os 25 anos do FNDC na luta pela democratização da comunicação

1387

zequinha-no-ato-25-anos-fndcA FENAJ participou, no dia 18 de outubro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, do ato político em comemoração aos 25 anos de criação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (
FNDC). Organizado pelo FNDC e pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Informação, o ato contou com a participação de dezenas de entidades que integram o Fórum e parlamentares de diversos estados..

Representando a FENAJ, sua presidenta, Maria José Braga, lembrou a origem do FNDC, na qual teve papel destacado o jornalista Daniel Herz, e falou da importância dos jornalistas, demais categorias de trabalhadores e movimentos sociais continuarem na luta pela democratização dos meios de comunicação.

A jornalista Bia Barbosa, secretária-geral do Fórum, falou dos atuais
desafios do FNDC e a coordenadora-geral da entidade, jornalista Renata Mielli, apresentou a nova campanha “Calar Jamais!”, que vai denunciar os casos de ataques à liberdade de expressão ocorridos no Brasil.

Já o deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), coordenador da FrentCom, falou da atual conjuntura brasileira e da necessidade de reinvenção dos movimentos sindicais e populares para disputar o campo da comunicação, que é determinante na construção do imaginário da sociedade.

Também estavam presentes no ato comemorativo aos 25 anos do FNDC o vice-presidente da FENAJ, Guto Camargo, e os diretores José Carlos Torves e Isabel Clavelin. A Federação Nacional dos Jornalistas coordenou o FNDC por vários anos, primeiramente com Daniel Herz e, depois, com Celso Schröder. Atualmente, a jornalista Beth Costa representa a FENAJ na Coordenação-Executiva do Fórum.