FENAJ participa de audiência pública sobre inclusão da EBC no Plano Nacional de Desestatização

77

A Federação Nacional dos Jornalistas participa nesta segunda-feira, dia 28, de audiência pública para discutir a inclusão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Plano Nacional de Desestatização, do governo federal. A audiência é promovida pela Comisão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, por iniciativa dos deputados Luiza Erundina (PSOL-SP), Bira do Pindaré (PSB-MA), Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC). A audiência começa às 14h30, e será transmitida pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA

Os trabalhadores da EBC temem que a inclusão da empresa no PND represente uma forma de privatização ou mesmo extinção da empresa, como já foi defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, e membros de seu governo. Desde o início do governo, a empresa vem sofrendo um processo de enfraquecimento e desmonte. A FENAJ e os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, RJ e SP defendem a manutenção da EBC pública, com o devido investimento e valorização de seus trabalhadores.

As entidades sindicais vêm reivindicando junto a parlamentares e ao governo que a empresa não passe por qualquer tipo de privatização, muito menos sua extinção. A EBC cumpre determinação da Constituição, que prevê a complementaridade entre os sistemas estatal, privado e público de radiodifusão, e por meio de seus veículos chega às residências de milhões de brasileiros, cumprindo um papel que deve ser fortalecido. No último dia 08, as entidades se reuniram com o Ministério das Comunicações para defender a empresa.

A FENAJ integra a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, junto a entidades da sociedade civil, criada para defender a importância da empresa para o povo brasileiro. Os trabalhadores da empresa e apoiadores também se articulam no movimento Fica EBC, levantando declarações em defesa da companhia e resgatando a relevência da EBC.

Foram convidados para a audiência:

  • a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Martha Seillier;
  • o chefe do Departamento de Desestatização do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Marcos Neves Torreão;
  • o integrante da Comissão de Empregados da EBC Pedro Cardoso;
  • o diretor do Departamento de Cultura e Eventos da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Márcio Garoni;
  • a pesquisadora do Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (LaPCom/UnB) Mariana Martins;
  • o integrante da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública Jonas Valente;
  • o professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp Octavio Penna Pieranti;
  • o coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Daniel Ito;
  • a ex-presidente da EBC Tereza Cruvinel; e
  • a integrante da Coordenação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé Renata Mielli.

Fonte: Agência Câmara de Notícias