Campanha Salarial 2025: Em assembleia, Jornalistas de Alagoas querem 9% de reajuste salarial

4

Avanços econômicos e sociais também entraram na pauta, como gratificações para uso de drones e de IA

A Assembleia Geral dos Jornalistas de Alagoas deu início nesta quinta-feira (27/3), na CUT, a Campanha Salarial 2025. A categoria votou, em unanimidade, por uma proposta de reajuste de 9% com ampliação de conquistas sociais e econômicas. Hoje o piso dos jornalistas em Alagoas é de R$ 4748,53 para uma jornada de 30 horas semanais.

Seguindo os passos da FENAJ, ao unificar bandeiras em todo país, tem início em abril a rodada de negociações com as empresas. Como parte do processo de mobilização, foi decidida uma série de visita às redações e assessorias a partir do mês de abril, para dialogar e envolver mais jornalistas nas atividades da Campanha Salarial.

Plano de saúde em todas as empresas, protetor solar para todas as equipes, regulamentação com gratificações para o uso de drones e de inteligência artificial, pagamento extra para vídeo repórter, campanhas contra o assédio moral e sexual e dayoff no dia do aniversário foram alguns dos pontos aprovados pela categoria.

“Nossa categoria é reconhecida pela força de mobilização para ampliar nossas conquistas e defender nossos direitos. Graças à boa participação dos jornalistas nas assembleias e nas discussões que antecedem às negociações, conquistamos, no ano passado, um reajuste acima da inflação, o que não acontecia há muito tempo. Vamos seguir na mesma linha e defendendo mais conquistas em busca de melhorar salários e condições de trabalho”, explicou o presidente Alexandre Lino.

O Sindjornal também vai promover e participar de atividades relativas ao Dia do Jornalista, em 7 de abril, além de participação nos atos do Dia do Trabalhador, no 1° de maio. E foi autorizado o desconto da taxa negocial. Durante a Assembleia, jornalistas aprovaram as contas do Sindjornal no exercício de 2024 e também uma campanha para reforma da sede histórica na Praia da Avenida.