Codesinfo lança ferramentas digitais para combater desinformação

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Geradas por cinco redações brasileiras, soluções inovadoras estão disponíveis para serem adaptadas e utilizadas por outras organizações jornalísticas

Imagem: Freepik

Em março de 2025, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo deflagra a segunda fase do projeto Codesinfo, o Fundo de Inovação Contra a Desinformação, com patrocínio da Google News Initiative. Focada na divulgação das cinco soluções criadas por veículos jornalísticos brasileiros no final de 2024, a nova etapa do projeto visa estimular sua adoção tanto por veículos brasileiros como internacionais.

“A disseminação das novas ferramentas é uma etapa importante do Codesinfo”, diz Sérgio Lüdtke, presidente do Projor. “Concebidas para fortalecer o jornalismo qualificado e construídas com código aberto, elas podem ser facilmente adotadas por qualquer redação.”

Segundo Francisco Belda, diretor de Operações do Projor e coordenador do Codesinfo, além de iniciativas institucionais de comunicação, a segunda fase do projeto inclui a organização e participação em eventos virtuais e presenciais, campanhas em redes sociais e até mesmo a tradução integral do site do Codesinfo para o inglês e o espanhol. 

“Nosso objetivo final é valorizar o ecossistema noticioso, fortalecendo o jornalismo e jornalistas com ferramentas inovadoras, inteligentes e amigáveis”, diz Belda. 

Após serem escolhidas em um amplo processo seletivo, no segundo semestre de 2024 cinco organizações jornalísticas brasileiras receberam investimentos de até R$ 100 mil para desenvolver as seguintes soluções: 

Capí, chatbot de IA desenvolvido pela Ambiental Media 

Primeira ferramenta do gênero em língua portuguesa, a Capí fornece respostas claras, atualizadas e confiáveis sobre temas climáticos para perguntas de usuários. Criada por jornalistas e especialistas em ciência climática a partir de fontes como o IPCC, a Capí esclarece dúvidas relacionadas ao aquecimento global, seus impactos e ações mitigadoras. 

Check-up, ferramenta de análise de anúncios do setor da saúde de Aos Fatos

Composta por três módulos principais – um crawler para coletar links de sites específicos, um raspador para capturar e arquivar anúncios encontrados e um classificador temático baseado em um modelo de linguagem avançado (LLM) – a ferramenta analisa os chamados anúncios “nativos” que não raro usam a linguagem jornalística para vender remédios inócuos e falsas curas.

Mosaico, biblioteca Python para criar e gerenciar vídeos da Folha de S. Paulo

Desenvolvido como uma solução digital para criação e gerenciamento de vídeos de forma programática, o Mosaico, já em utilização pelo próprio jornal, permite a conversão e adaptação de matérias criadas originalmente como composições de texto, fotos e demais imagens estáticas para vídeos curtos a partir de recursos gerados por inteligência artificial.

Quem Disse?, plugin para criação de perfis jornalísticos da Folha do Mate 

Inspirado na plataforma LinkedIn, a ferramenta criada pelo jornal gaúcho é uma extensão para o publicador WordPress, facilitando o trabalho de construção e padronização de perfis de jornalistas e demais colaboradores das redações, informando a audiência sobre aspectos profissionais como áreas de cobertura e a experiência do autor.

Xarta, um “míni” CMS para atualizar conteúdos do Núcleo Jornalismo

Através de cartões “embedáveis” de contexto, o Xarta é um pequeno sistema de publicação que visa manter as informações publicadas por sites jornalísticos sempre atualizadas, mitigando o risco de que notícias confiáveis sejam publicadas fora de contexto. A ferramenta oferece também a possibilidade das redações customizarem inteiramente o visual dos cartões

Fonte: Codesinfo