Cojira-SP e Conajira/FENAJ repudiam ataques racistas ao jornalista Pedro Borges

17

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (Cojira -SP), juntamente com a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira-FENAJ), vem a público manifestar profundo repúdio pelos ataques racistas proferidos em redes sociais contra o jornalista Pedro Borges, do Alma Preta, na última segunda-feira (2/9), em participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. O entrevistado era Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo.

Entre os ataques direcionados ao profissional de imprensa estão insultos ao seu cabelo black. “Ninho de cobra, ninho de rato e bombril”, dizem alguns agressores.

É inadmissível que ainda sejamos submetidos a ataques à nossa existência no exercício da profissão.

Estamos novamente diante de ataques sistemáticos de cunho racista, durante o período eleitoral, provenientes de apoiadores da extrema-direita que, de maneira recorrente, utilizam-se de plataformas digitais para a proliferação de discursos de ódio contra a população negra.

Nós, da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira-FENAJ), seguimos denunciando, conscientes da nossa responsabilidade no combate ao racismo, na garantia do pleno exercício da profissão, bem como em zelar pela integridade moral e física dos nossos profissionais. Reafirmamos, portanto, o nosso compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos.

O jornalista registrou o caso na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) como injúria racial, crime previsto em lei, com pena de dois a cinco anos de reclusão e multa. Esperamos das autoridades competentes agilidade na tramitação do processo e punição para os responsáveis.

Ao nosso colega Pedro Borges, enviamos toda a nossa solidariedade e força.

São Paulo, 7 de setembro de 2024

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (Cojira-SP)

Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira/FENAJ)