Cojira-SP e Conajira repudiam abordagem racista da Polícia de São Paulo contra jornalista do UOL

40

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, juntamente com a Conajira, Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), vêm a público manifestar profundo repúdio pela conduta racista utilizada por policiais militares do Estado de São Paulo ao abordar o jornalista Diego Sarza, apresentador do UOL, a caminho do seu trabalho, sob a justificativa de que o profissional apresentava “características físicas semelhantes” às de um homem negro foragido.

 

Não bastasse tal prática racista, é ainda mais inadmissível que a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) considere a abordagem como sendo “de rotina”, que “seguiu os padrões da PM” e que “ocorreu de maneira legal e legítima” sob objetivo de “garantir a segurança pública e realizar a averiguação de informações relevantes”.

 

Diariamente, jornalistas de todo país enfrentam o racismo entranhado nas estruturas de trabalho, mas também nas estruturas de poder das quais se espera proteção, como é o caso da Segurança Pública do Estado de São Paulo. O racismo é uma realidade histórica neste país e tem sido reforçado diante dos retrocessos que vivemos. 

 

Nós, da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo, seguimos denunciando, conscientes da nossa responsabilidade no combate ao racismo. Sabemos que o caminho é longo e a tarefa difícil, mas temos um propósito; temos, acima de tudo, compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária para todos os brasileiros.

 

Ao nosso colega Diego Sarza, enviamos nossa solidariedade e nossa força.

São Paulo, 29 de maio de 2024

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo – Cojira-SP / Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo 

Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial – Conajira / Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ