A Comissão Eleitoral Nacional responsável pelos trabalhos da eleição da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que elegeu a nova direção e a Comissão de Ética para o triênio 2025-2028, fechou na noite desta quinta (17/07) o relatório com todos os números do pleito.
No relatório estão todos os números da votação por estado. Outros dados, em forma de gráficos e tabelas, podem ser acessados clicando no link abaixo, que direciona o interessado a um hotsite específico da votação.
Em breve resumo, votaram na eleição 2.003 jornalistas, número bem próximo do apurado na eleição passada, quando 2.010 colegas votaram. Cabe destacar que, diferente de 2022, quando o pleito aconteceu em 3 dias, este ano ocorreu em apenas 2, conforme aprovou o Conselho de Representantes em abril passado.
A Chapa 1, única concorrente, obteve 1.889 votos, 42 jornalistas votaram em branco e outros 72 anularam o voto. Após a verificação de todas as listas enviadas pelos sindicatos, com a retirada dos nomes daqueles que não continham dados de e-mail e/ou telefone (portanto, sem condição de receberem login e senha), retirada automática de nomes duplicados a até triplicados, além de e-mails inexistentes, firmou-se um colégio eleitoral de 8.528 eleitores.
Conforme aprovado pelo Congresso da FENAJ – realizado em 2021 – e disposto no Estatuto da entidade, no capítulo que trata da eleição, a chapa é eleita por maioria simples de votos, sem exigência de quórum mínimo de eleitores. A regra vale desde a eleição de 2022.
Clique aqui e acesse o PDF com os números por estado
Clique aqui e acesse o hotsite com gráficos e tabelas da eleição





