Comissão prepara sistematização de contribuições ao Código de Ética dos Jornalistas

229

Encerrou-se no dia 28 de fevereiro de 2007 o prazo de consulta pública para contribuições à reformulação do Código de Ética dos Jornalistas brasileiros. Agora a Comissão Nacional de Sistematização avaliará as propostas a serem encaminhadas aos Sindicatos de Jornalistas. Possíveis alterações no Código de Ética serão deliberadas em Congresso Extraordinário que a FENAJ realizará em agosto, no Espírito Santo.

Carmen Silva, representante da FENAJ na Comissão, informa que um primeiro passo é a classificação das propostas recebidas por categoria (aceito, considerável e descartável). Diz, também, que uma análise mais aprofundada e encaminhamentos ocorrerão em reunião presencial da Comissão, a realizar-se no Rio de Janeiro, possivelmente no dia 14 de abril.

Após a sistematização classificatória, a proposta será encaminhada aos Sindicatos dos Jornalistas para debates. “Um outro momento importante de debates sobre nosso Código de Ética será o XVI ENJAC – Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação -, onde este assunto também estará em pauta”, registra Carmen, acrescentando que, no decorrer dos trabalhos, a Comissão avaliará se há necessidade de uma segunda rodada de debates da proposta.

O atual Código de Ética dos Jornalistas vigora desde 1985. O Encontro Extraordinário dos Jornalistas será em Vitória, de 3 a 5 de agosto de 2007.