Comitês de participação da EBC repudiam ataque de Israel a centro de jornalistas em Gaza

64

Nota de repúdio

O Comitê Editorial e de Programação (COMEP) e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) manifestam profundo repúdio ao bombardeio israelense que atingiu, nesta quinta-feira (25/09), o Centro de Solidariedade de Jornalistas em Gaza — espaço de apoio e resistência da categoria.

O ataque ocorreu meia hora depois de jornalistas palestinos participarem de uma roda de conversa virtual promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pela Embaixada da Palestina no Brasil, em diálogo com dezenas de profissionais de mídia brasileiros. O episódio confirma que Israel monitora e persegue jornalistas com o objetivo de silenciar vozes que denunciam o genocídio em curso na Faixa de Gaza.

Reiteramos nossa solidariedade aos colegas palestinos, que seguem trabalhando sob risco permanente de morte, deslocamentos forçados e destruição de suas casas e locais de trabalho. Já são mais de 300 jornalistas assassinados desde o início da ofensiva, configurando um ataque sistemático à liberdade de imprensa e ao direito à verdade.

Exigimos das Nações Unidas, da comunidade internacional e dos organismos de proteção aos direitos humanos medidas urgentes e concretas para cessar os crimes de guerra cometidos por Israel. Não aceitaremos a normalização da barbárie.

COMEP – Comitê Editorial e de Programação

CPADI – Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão