Conajira repudia fala racista de candidato sobre jornalista no Piauí

557
Silvio Mendes e Katya D’Angelles. Foto: Reprodução Jornal Meio Norte

A Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), vem a público manifestar profundo repúdio pela fala racista do candidato bolsonarista ao governo do Piauí, Silvio Mendes.

Em entrevista à jornalista Katya Dangeles, da TV Meio Norte, ontem (31/08), Silvio disse: ‘Você é quase negra na pele, mas é inteligente’.

É inadmissível que um candidato ao Governo do Estado do Piauí expresse uma fala racista e pejorativa sobre a população negra, além de demostrar total desconhecimento e desrespeito em relação às várias tonalidades da pele negra.

Diariamente, jornalistas de todo país, enfrentam o racismo e a misoginia. O racismo é uma realidade histórica neste país e tem sido reforçado diante dos retrocessos que vivemos. O maior mandatário da República tem sido o responsável por estimular o ódio e toda sorte de preconceitos, reverberando em seus séquitos, espelhados pelos quatro cantos do Brasil.

Nós, da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial/ FENAJ, seguimos denunciando, conscientes da nossa responsabilidade no combate ao racismo. Sabemos que o caminho é longo e a tarefa difícil, mas temos um propósito; temos, acima de tudo, compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária para todos os brasileiros.

À nossa colega, Katya Dangeles, enviamos nossa solidariedade e nossa força.

A cada ataque, nos fortalecemos. A luta é todo dia!

Racismo não!