Conselho reforça ações para 2016 e define comissão que coordenará eleições da FENAJ

309

conselho-fenaj-internaReunido em Brasília, no dia 11 de março, o Conselho de Representantes da FENAJ, além de apreciar as contas da entidade relativas a 2015, definiu algumas ações que devem ser prioridade neste ano. O colegiado deu início, também, ao processo sucessório da Federação, com a eleição da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), que coordenará as eleições da FENAJ, em julho.

O Conselho de Representantes – composto por um delegado de cada Sindicato de Jornalistas – estabeleceu as prioridades do movimento sindical da categoria para este ano. Entre elas constam as lutas pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012 – a PEC do Diploma, pela democratização da comunicação, de combate à violência contra jornalistas, além do processo eleitoral da FENAJ.

Quanto à PEC do Diploma, que tramita na Câmara dos Deputados, novos esforços serão empreendidos para que a matéria vá a voto em plenário. Já no que se refere à luta pela democratização da comunicação, a prioridade é qualificar o debate com vistas à 19ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que acontecerá de 21 a 23 de abril, em São Paulo. O objetivo é fortalecer o trabalho do Fórum e aglutinar entidades da sociedade civil no movimento pela convocação da 2ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e por um novo marco regulatório para o setor no país.

O combate à violência contra jornalistas ganhou destaque na reunião do Conselho de Representantes principalmente em função da conjuntura nacional, com três manifestações agendadas para março (a realizada no dia 13 e as marcadas para os dias 18 e 31). Além da nota oficial (https://www.fenaj.org.br/materia.php?id=4485) da FENAJ dirigida ao Ministério da Justiça, às empresas de comunicação e à sociedade pedindo providências para assegurar a liberdade de imprensa e o direito dos jornalistas exercerem suas funções profissionais, foram definidas ações como plantões na FENAJ e Sindicatos de Jornalistas nos dias das manifestações e uma campanha de sensibilização social sob o lema “Sou Jornalista, respeite meu trabalho”.

Eleições da FENAJ
A eleição para renovação da diretoria da FENAJ deverá ocorrer na segunda quinzena de julho. O calendário geral de procedimentos, no entanto, ainda será definido pela Comissão Eleitoral Nacional eleita na reunião do Conselho de Representantes. Isso porque a CEN deverá definir prazos como o de inscrição de chapas, impugnações e mesmo de organização da eleição nos estados observando o que estabelecem o Estatuto e o Regimento Eleitoral da entidade.

A CEN eleita na reunião é composta por José Eduardo de Souza (SP), Pedro Osório (RS), Laurenice Alves (GO), Fátima Almeida (AL) e Karina Moura (DF), como suplentes Valeska Fernandes (PR) e Geraldo Duarte (MS).