Diretoria faz balanço de dois anos de gestão na FENAJ

56

Prestes a completar dois anos de gestão, em 17 de agosto, a atual diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) faz um balanço positivo da atuação da entidade nesse período. O fortalecimento da luta pelo diploma, a Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024 e a participação da Federação em diversos espaços de defesa do Jornalismo estão entre os destaques.

“O fortalecimento institucional da FENAJ, com uma gestão cada vez mais próxima dos sindicatos filiados, e uma atuação nacional no campo do resgate aos direitos da categoria têm sido a nossa prioridade”, afirma a presidenta da entidade, Samira de Castro. Cita a Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas, lançada no ano passado, que conta com um Guia, com os princípios e a pauta de reivindicações comuns.

“Vários sindicatos de jornalistas adotaram a  pauta de reivindicações comum e fecharam negociações com conquistas como ganho real e benefícios”, comenta Samira. Acrescenta que a ideia é lançar a Campanha Salarial Unificada de 2025 em novembro deste ano, em São Paulo.

Segundo a dirigente, a FENAJ tem participado de alguns fóruns e espaços importantes, com o objetivo de defender o jornalismo e valorizar o trabalho dos jornalistas. “Estamos atuando mais em rede, mas sempre na perspectiva da defesa dos trabalhadores do segmento, seja na questão da garantia do livre exercício profissional, seja nos debates sobre condições de trabalho”, comenta.

Samira de Castro afirma que ainda em 2024, a Federação dará um importante passo para a consolidação do debate sobre das questões de gênero dentro do movimento sindical das e dos jornalistas brasileiros, com a realização, em novembro, do 1º Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas, que acontecerá em São Paulo e pela plataforma Zoom.

“Esse encontro tem o apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), por meio do Escritório na América Latina, e da Union to Union. Vamos reunir as jornalistas para debater as condições de trabalho, violências e perspectivas para o jornalismo exercido por mulheres”, comenta.

A FENAJ também segue com as ações de incidência sobre a regulação das plataformas digitais e da inteligência artificial generativa. “São temas urgentes, que afetam diretamente o fazer jornalístico e os direitos da categoria. Nossa atuação no Congresso Nacional segue firme”.

Confira as principais ações da atual gestão

De agosto de 2023 a agosto de 2024

  • Realização de Plenárias Sindicais Nacionais para discutir campanhas salarias, processos  e PEC do Diploma
  • Realização de mais duas edições do Ocupa Brasília pela PEC do Diploma (outubro/2023 e abril/2024)
  • Lançamento do site da PEC do Diploma
  • Realização do 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI) em Salvador
  • Lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024 em Salvador
  • Lançamento da campanha “Assessor de Imprensa é jornalista”
  • Lançamento do estudo sobre Emprego Formal dos Jornalistas no Brasil, elaborado pelo Dieese
  • Lançamento do projeto de pesquisa sobre saúde mental dos jornalistas, em parceria com a Fundacentro
  • Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre a formação superior em jornalismo (outubro/2023)
  • Entrega de dossiê ao Ministério do Trabalho e Emprego sobre comercialização de registros profissionais
  • Participação no Seminário Remuneração do Jornalismo pelas Plataformas Digitais promovido pelo CGI.br, defendendo taxação e financiamento público para o jornalismo
  • Participação no 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, defendendo a exigência do diploma
  • Realização da série de lives sobre as enchentes no RS, em parceria com a Rede de Emergência Climática e Ambiental (RECA)
  • Realização dos cursos de Educação Midiática para Jornalistas” e “Eleições 2024: o Jornalismo no combate à desinformação”, em parceria com o De Olho na Rede
  • Solicitação ao STF de inclusão de ataques a jornalistas no inquérito das milícias digitais
  • Realização de pesquisa sobre pisos salariais dos jornalistas no país
  • Apresentação da pauta dos jornalistas à Comissão de Direitos Humanos da Câmara
  • Defesa dos jornalistas e do sigilo da fonte durante a CPMI dos atos de 8 de janeiro
  • Parceria com a PFDC/MPF para acompanhamento denúncias de violência contra jornalistas
  • Posicionamentos contra o genocídio na Palestina
  • Reunião com presidente do STF sobre assédio judicial e liberdade de imprensa
  • Participação no lançamento do Canal de Denúncias do Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores
  • Participação na campanha reforça direito ao descanso dominical das trabalhadoras “Não mexa com o meu domingo”
  • Colaboração na elaboração da resolução do CNDH sobre combate à violência contra jornalistas
  • Colaboração na elaboração da recomendação do CNDH para cobertura da mídia sobre conflito na Palestina
  • Pedido de intervenção federal e afastamento do governador de MT por perseguição a jornalistas e ataques à liberdade de imprensa
  • Participação na Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, do Ministério do Trabalho e Emprego
  • Lançamento do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2023, no Rio de Janeiro
  • Pedido de alteração de carga horária de jornalistas do edital do concurso público do IPEA
  • Solicitação ao STF de divulgação da lista de jornalistas espionados pela Abin
  • Manifestações públicas sobre o desmonte do sistema público de comunicação na Argentina
  • Realização da Campanha 8 de Março: Lute como uma jornalista e diga não ao assédio!
  • Participação na Semana Jornalismo Importa na UESB
  • Participação da comemoração do Dia do Jornalista em Barreira/BA
  • Participação no 19º Pré Fórum da FENAJ no Enejor, em Goiânia
  • Participação em evento do G20 sobre integridade da informação, em São Paulo
  • Participação de audiência no STF sobre julgamento de responsabilização por entrevistas
  • Participação do lançamento da Coalizão em Defesa do Jornalismo no Conselho de Comunicação Social
  • Apoio à campanha de solidariedade ao povo e aos jornalistas gaúchos atingidos pelas enchentes
  • Participação no 6º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário
  • Participação no 2º Encontro de Comunicação do Governo de Sergipe, defendendo do diploma e condições de trabalho para os jornalistas
  • Participação de audiência com a ministra das Mulheres sobre o caso Julieta Henández
  • Participação do webinar internacional sobre direitos LGBTI e liberdade de associação
  • Participação da 25ª Plenária Nacional do FNDC
  • Participação no 8º Encontro Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais do Barão de Itararé
  • Participação no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji
  • Participação da Semana de Jornalismo da Unesp Bauru
  • Aula na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG sobre “Os desafios para o jornalismo no Brasil”
  • Participação no lançamento da Cooperativa de Comunicadores do Ceará