Votação ocorre na capital, interior e litoral para eleger a nova direção do período 2018-2021 e também os representantes da Comissão de Ética
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza eleições desta terça (7) até quinta-feira (9) na capital, interior e litoral para a nova direção que estará à frente da entidade no período 2018-2021.
A única chapa inscrita é a “Audálio Dantas – Por Direitos e Democracia”, encabeçada pelo atual presidente, Paulo Zocchi, jornalista da Editora Abril. A chapa homenageia Audálio Dantas, mais importante nome da história do Sindicato.
Audálio, que morreu no último dia 30 de maio, aos 88 anos, na capital paulista, dedicou a vida à luta contra a ditadura, pelos direitos humanos e em defesa dos princípios democráticos e, por isso, o nome de Audálio é simbólico nessa conjuntura de estado de exceção.
A chapa, que é da direção e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), se propõe a continuar, ampliar e reforçar o trabalho da atual gestão para organizar os jornalistas em seus locais de trabalho em defesa de seus direitos, duramente atacados pelas empresas de comunicação no atual cenário de “reforma” trabalhista. Também coloca no centro de suas preocupações a atuação em defesa da democracia no país, contra o golpe de 2016 e seu programa antinacional e antipopular.
De acordo com o novo Estatuto, aprovado em agosto de 2017 no 15º Congresso Estadual dos Jornalistas, a chapa à direção do Sindicato deve ter, no mínimo, 50% de mulheres para compor a Diretoria Plena, a Diretoria Executiva e as direções de ação sindical.
Dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apontam que as mulheres são mais de 50% da categoria no Brasil e o percentual chega a 65% nas assessorias de imprensa. A cota de gênero visa refletir esse universo de trabalho, além de aproximar o Sindicato das jornalistas que estão na base, e de ampliar os espaços de construção coletiva no SJSP.
COMO VOTAR
Como determina o Estatuto do SJSP, para votar é preciso estar sindicalizado por pelo menos seis meses antes da data da eleição, estar em dia com o pagamento das mensalidades ou ter quitado todas as contribuições devidas até 22 dias antes da votação. Veja os horários e locais em cada dia de votação no final da matéria.
COMISSÃO DE ÉTICA
Conjuntamente com a chapa à diretoria do Sindicato, também ocorre a eleição para a Comissão de Ética com cinco candidaturas avulsas para cinco vagas.
A Comissão de Ética do SJSP é uma instância independente que tem como objetivo principal trabalhar pelo cumprimento do Código de Ética dos Jornalistas, tendo como pressuposto fundamental o acesso à informação por todos os cidadãos e todas as cidadãs.
A Comissão também exerce a fiscalização da conduta profissional da imprensa e a recepção de denúncias relativas ao desrespeito do Código de Ética, além de sua apuração, apreciação e julgamento das transgressões.
Os candidatos à Comissão de Ética são os jornalistas Fábio Venturini, Franklin Valverde, Joel Scala, Rodrigo Ratier e Rose Nogueira.
CONHEÇA A CHAPA 1 – “AUDÁLIO DANTAS – POR DIREITOS E DEMOCRACIA”
Presidente: Paulo Zocchi (Editora Abril)
Secretária-geral: Cândida Vieira (Câmara Municipal SP)
Secretário de Finanças e Administração: Cláudio Soares (Imprensa Oficial)
Secretário do Interior: José Eduardo de Souza (Rádio Cantareira)
Secretária de Comunicação e Cultura: Priscilla Chandretti (TV Câmara Guarulhos)
Secretário de Relações Sindicais e Sociais: André Freire (repórter fotográfico)
Secretária de Sindicalização: Lílian Parise (Sinergia CUT)
Secretária Jurídica e de Assistência: Evany Sessa (TV Cultura)
Secretária de Formação Sindical e Profissional: Ana Flávia Marx (Barão de Itararé)
Diretores de Ação Sindical:
Ricardo Vital (TV Globo), Alan Rodrigues (IstoÉ), Cláudia Tavares (TV Cultura), Marlene Bergamo (Folha de S.Paulo), Sérgio Kalili (Rede TV), Thiago Tanji (revista Galileu/editora Globo), Telé Cardim (TV Record), Guto Camargo (Diário do Comércio), Raphael Salomão (revista Globo Rural/Editora Globo), Érica Aragão (assessoria da CUT), Solange Melendez (Oficina de Mídia), Michele Barros (Correios), Ana Minadeo (Imprensa Oficial).
Comissão de Registro e Fiscalização
Eduardo Viné (EBC), Jorge Araújo (Agência Photo&Grafia), Flávio Carrança (Flama Jornalismo).
ABC
Diretor regional: Cadu Bazilevski (assessoria do Dep. Vicentinho)
Diretores de base: Roberto Parizotti, Jô Miyagui, Peter Suzano, Vilma Amaro.
Bauru
Diretor regional: Sérgio Paes (TVTem)
Diretores de base: Ricardo Santana, Sérgio Borges, Tânia Brandão, Antônio Ramos, José Reis.
Campinas
Diretor regional: Marcos Rodrigues (assessoria do Sindae)
Diretores de base: Leila de Oliveira, Ricardo Andrade, Agildo Nogueira Júnior.
Piracicaba
Diretora regional: Patrícia Sant’Ana (Câmara de Piracicaba)
Diretores de base: Paulo Roberto Botão, Adriana Ferezim, Gustavo Franco Annunciato, Martim Vieira Ferreira.
Ribeirão Preto
Diretora regional: Aureni Menezes (freelancer)
Diretores de base: David Radessca, Fabiano Gonçalo da Silva, José Luiz Lançoni, Nilton Pinati Júnior, Sérgio Sampaio.
Santos
Diretora regional: Solange Santana (programa Panela de Pressão)
Diretores de base: Carlos Alberto Ratton, Carlos Norberto Souza, Diogo Caixote, Matheus Rolan Serafim, Reynaldo Salgado.
Sorocaba
Diretora regional: Fabiana Caramez (assessoria do Sindicato dos Rodoviários)
Diretores de base: Abner Laurindo, Pedro Jorge Courbassier.
Vale do Paraíba
Diretora regional: Fernanda Soares (assessoria do SindCT)
Diretores de base: Rita de Cássia Dell Aquila, Edvaldo Antonio de Almeida, Victor Martin da Cruz.
Conselho Fiscal
João Marques (Sintaxe Comunicação), Norian Segatto (assessoria do Sindicato dos Petroleiros), Vladimir Miranda (Diário do Comércio), Amadeu Mêmolo (aposentado), Luigi Bongiovanni (jornal “A Tribuna”, de Santos).