FENAJ cobra da ECT respeito à jornada de 5 horas dos jornalistas nacionalmente

566
correio_vitoria_internaA FENAJ solicitou audiência com a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), para tratar da jornada de trabalho dos assessores de imprensa. Após decisão da Justiça do Trabalho em São Paulo, a Federação reivindicará que a carga horária de 5 horas seja estendida a todas as regionais da empresa.

Os jornalistas dos Correios, juntamente com os Sindicatos da categoria em vários estados, reclamaram que cumpriam jornada de trabalho de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira e tinham os sábados abonados. A jornada foi reduzida para 5 horas por dia. Mas, para cumprir essa nova rotina, estavam sendo obrigados a trabalhar aos sábados.

Em março deste ano, a juíza do Trabalho, Emanuela Angélica Carvalho Paupério, da 2ª Região, atendeu à reclamatória do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo para que os jornalistas dos Correios não trabalhem aos sábados e nem efetuem qualquer tipo de compensação. Ela entendeu que a mudança de carga horária pelos Correios, ao exigir o trabalho aos sábados, configurou “alteração contratual prejudicial”, pois privou os trabalhadores de “convívio social e familiar”.

A juíza determinou que a ECT se abstenha de exigir trabalho aos sábados dos jornalistas admitidos até março de 2014 e condenou a empresa, ainda, ao pagamento de horas extras das trabalhadas aos sábados, com adicional de 50%, com reflexos da DSR, férias, 13º salário, FGTS e aviso prévio.

“Esta e outras decisões judiciais confirmaram o que já havíamos sustentado junto à direção da ECT, mas a decisão ainda não está aplicada a todas as regionais. Por isso reivindicaremos a unificação do procedimento nacionalmente”, adianta a vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga.