FENAJ condena bombardeio à emissora pública do Irã e reafirma defesa da liberdade de imprensa e da paz

28
Apresentadora deixou estúdio para tentar se proteger de bombardeio Imagens: Montagem de reprodução da internet

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) condena o ataque militar promovido por Israel, nesta segunda-feira (16/6), que atingiu os estúdios da TV estatal iraniana (Irinn), em Teerã, durante uma transmissão jornalística ao vivo. O episódio, que obrigou jornalistas a abandonarem o local às pressas em meio a explosões, representa uma gravíssima violação ao direito internacional humanitário e à liberdade de imprensa.

A FENAJ reitera que profissionais da comunicação não podem ser alvos em situações de conflito. Atentar contra a imprensa é atacar o direito da sociedade à informação, especialmente em contextos nos quais a verdade precisa ser protegida com ainda mais rigor.

Ao mesmo tempo, condenamos veementemente todas as formas de violência, guerras e ações armadas que vitimizam civis inocentes e promovem sofrimento e instabilidade no mundo. A escalada entre Israel e Irã é um novo e trágico capítulo de uma lógica de confrontos que desrespeita a soberania de países, a vida humana e os princípios da convivência entre os povos.

A FENAJ se soma às vozes internacionais que clamam por cessar-fogo imediato, diálogo diplomático e respeito aos direitos humanos universais, reforçando que a paz, a liberdade e a justiça social são valores inegociáveis.

Brasília, 16 de junho de 2025

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ