FENAJ destaca importância da categoria na produção da informação de interesse público

198

Informação é diferente de entretenimento, que domina o mundo novo dos influenciadores digitais. Generalizando, claro, pois no mundo dos creators tem muita informação boa e jornalistas de prestígio estão nesse campo. Esse foi o assunto do painel “Conteúdo profissional e autêntico –união diferenciada entre jornalistas e criadores de conteúdo”, do ao mesmo tempo a busca de novos meios de financiamento marcou as apresentações no primeiro dia do 6º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário, evento organizado peloCentro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação (Cencom), nos dias 20 e 21 de maio.

O painel contou com a participação de Élida Mattos Vaz, professora e coordenadora de Pós-Graduação na área da Economia Criativa na Universidade Estácio de Sá; Regina Bucco, diretora executiva da ANER; e Samira de Castro Cunha, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Regina mostrou-se inconformada com o volume de informações falsas relativas a crise climática  no Rio Grande do Sul, e buscou colegas da ANJ e outras entidades de comunicação e até o STF, pedindo um basta nas fake news e a entidade está criando uma campanha de combate à desinformação. Élida criticou as fake news que fazem a contra-informação com a verdade e defende interesses que não são dos cidadãos, por isso ela defende a regulamentação.

Samira concordou com as demais painelistas, chamando a atenção que a maior parte das informações circulam pelas redes sociais, mas esse conteúdo não ilumina, não é a internet livre que se sonhava há anos atrás. Ela destacou os compromissos éticos dos jornalistas profissionais e o papel da categoria acesso à informação de interesse público.

Assista AQUI ao primeiro dia do evento

Com informações do Cecom