FENAJ é empossada no Conanda

455

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) tomou posse, nesta terça-feira (16/05), em Brasília na vaga de suplência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), situado na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos. O Conanda é um órgão colegiado de composição paritária, integrado por conselheiros titulares e suplentes representantes do Poder Executivo e de entidades não governamentais, possuindo uma atuação em âmbito nacional e na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Em dezembro do ano passado, a FENAJ disputou juntamente com outras 27 organizações da sociedade civil, a composição para o Conanda Biênio 2023/2024, não obtendo êxito. Em virtude da publicação no dia 6 de abril do decreto n° 11.473, que altera o decreto n° 9.579, de 22 de novembro de 2018, a Assembleia Geral do Conanda aprovou, no dia 20 de abril de 2022, que as organizações da sociedade civil eleitas para nova composição fossem reaproveitadas para adequar-se as 15 representações titulares e 15 suplentes.

Para a presidente da FENAJ, Samira de Castro, a entrada da Federação no colegiado do Conanda vai contribuir para o debate contra as fake news e o uso inadequada das redes sociais por crianças e adolescentes.

“Estamos no meio das lutas pela aprovação do PL 2630, de combate as fake news e pela aprovação da PEC 206/2012, que assegura a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalistas, demostrando nossa preocupação com a qualidade do conteúdo que é divulgado em todas as plataformas. A FENAJ irá, de forma honrosa, contribuir de forma mais incisa com a pauta em defesa dos direitos da criança e do adolescente em nosso país”, destacou.

Para representar a FENAJ no Conanda, a entidade indicou o nome do jornalista e professor Paulo Thadeu Franco das Neves, atual presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper). O jornalista já foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar), naquele estado, atuando ainda na Secretaria Estadual do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA-RR), mecanismo que reúne organizações da sociedade civil.

O novo Conselheiro do Conanda possui um histórico de atuação na pauta pela democratização da comunicação e mídia popular e na luta pelos direitos humanos, seja no protagonismo juvenil, no movimento estudantil, coletivo LGBTQIA+ e povos indígenas.
“Nossa atuação é ajudar com o debate e mobilização, formando novos atores para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente – SGDCA em todo o país, articulando um maior envolvimento  dos colegas jornalistas nos temas”, disse Thadeu.