FENAJ e organizações debatem segurança dos jornalistas no congresso da Abraji

395

Começa nesta quinta-feira (29/06) e vai até domingo (2/07) o 18º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Com formato presencial e on-line, o evento contará com um painel sobre a segurança dos jornalistas, na sexta-feira (30/06), às 11h30,  na ESPM – SP (campus Álvaro Alvim), com a presença da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro.

Com o tema “Jornalismo sob ataque: onde procurar ajuda”, o painel terá também a participação de Charlene Nagae, cofundadora e diretora-executiva do Instituto Tornavoz; Daniel Giovanaz, coordenador de projetos na Repórteres sem Fronteiras; e Giuliano Galli, coordenador da área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog. A mediação ficará a cargo de Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji.

Desde maio de 2022, um grupo de 11 organizações da sociedade civil que levam a defesa da liberdade de imprensa como sua principal bandeira tem trabalhado de maneira coletiva para melhorar a situação da proteção para jornalistas no país. A ideia do painel, portanto, é apresentar as organizações e as iniciativas em conjunto dessa coalizão, assim como os projetos de proteção para jornalistas.

“Não é novidade que os jornalistas brasileiros enfrentam um cenário de insegurança no exercício da profissão. Pressão e tentativas de silenciamento promovidas por políticos, membros do Judiciário, empresários e outros grupos de poderosos são a realidade de muitos profissionais que buscam levar informação de interesse público para a população da sua cidade, estado, região e até nacionalmente” diz a Abraji, na ementa da programação.

Para Samira de Castro, a coalizão de organizações em defesa do Jornalismo e da liberdade de imprensa potencializa ações como o mapeamento dos casos, o atendimento às vítimas e, principalmente, a cobrança por responsabilização dos perpetradores de agressões a jornalistas e comunicadores. “As entidades têm expertises diferentes em suas áreas e, em comum, a compreensão de como a violência contra jornalistas afeta a democracia”, pontua.

Sobre o evento

A 18ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji acontece de maneira híbrida – presencial, com transmissão simultânea on-line de parte da programação e participação remota de alguns convidados. Este ano, o grande homenageado do Congresso é Caco Barcellos.

O evento vai debater o impacto da inteligência artificial na comunicação, as complexidades da política no Brasil e no exterior, os bastidores de reportagens investigativas sobre direitos humanos, meio ambiente, violência, corrupção e outros assuntos que ganharam atenção no último ano. As discussões sobre projetos inovadores e técnicas de apuração também são destaques da programação.