Em um importante passo rumo à valorização profissional e à unidade na luta por melhores condições de trabalho, representantes de 24 sindicatos de jornalistas de todas as regiões do Brasil se reuniram para iniciar a construção da Campanha Salarial Nacional Unificada 2025 das/os Jornalistas. A plenária sindical, promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) no dia 18 de fevereiro, foi marcada por debates estratégicos, apresentação de indicadores econômicos e a definição de diretrizes para a pauta unificada deste ano.
A plenária foi aberta pela presidenta da FENAJ, Samira de Castro, que destacou os esforços da entidade para construir conjuntamente com os sindicatos uma campanha nacionalizada, tendo como horizonte a unificação das datas-bases da categoria e o acúmulo para uma campanha pela criação de um piso nacional para os jornalistas, além de outras bandeiras gerais.
Em seguida, o secretário adjunto de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação, Thiago Tanji, apresentou os resultados da Campanha Salarial Nacional Unificada de 2024, destacando avanços e desafios enfrentados pelos sindicatos ao longo do ano. Ele também apresentou a proposta de pauta unificada para este ano.
Na sequência, Fernando Lima, supervisor técnico do Escritório do Dieese em São Paulo, apresentou os indicadores econômicos e conjunturais, proporcionando uma visão detalhada do cenário atual, essencial para embasar as negociações salariais.
Outro ponto de destaque foi a apresentação da proposta de slogan e mote para 2025, conduzida por Rafael Mesquita, secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação, que ressaltou a necessidade de uma comunicação forte e unificada para amplificar as demandas dos jornalistas em âmbito nacional.
Desafios regionais e fortalecimento da unidade sindical
Durante o espaço aberto para intervenções, os representantes dos sindicatos elogiaram a iniciativa da FENAJ e destacaram a importância de uma campanha salarial unificada para fortalecer as negociações coletivas.
Muitos sindicalistas relataram dificuldades de negociação em diversos estados, atribuídas à desarticulação patronal – com situações em que os sindicatos patronais sequer existem mais – e ao desrespeito à representatividade dos sindicatos de jornalistas e a própria data-base.
Para a presidenta da FENAJ, esse cenário desafiador reforça a necessidade de fortalecimento da unidade sindical para enfrentar os desafios em nosso segmento. “Uma mobilização coordenada em nível nacional, especialmente em um contexto de transformações no mercado de trabalho e na relação entre empresas de comunicação e profissionais da imprensa, é essencial para reconquistar a dignidade salarial, o respeito à profissão e o combate à precarização nas relações de trabalho na área de comunicação”, diz Samira.
Sindicatos presentes
A construção da Campanha Salarial Nacional Unificada 2025 contou com a participação de sindicatos de todas as regiões do país:
• Sul: Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Norte do Paraná.
• Sudeste: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Município do RJ, Estado do RJ, Espírito Santo e Minas Gerais.
• Nordeste: Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão e Piauí.
• Centro-Oeste: Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
• Norte: Sindicato dos Jornalistas do Amapá, Acre, Amazonas, Pará e Roraima.
Próximos passos
O encontro marca o início da construção de uma pauta unificada, que será levada às mesas de negociação em todo o país ao longo de 2025. A expectativa é de que, com uma estratégia coesa e um discurso alinhado, a categoria conquiste melhorias salariais e avanços nas condições de trabalho.
Além disso, a campanha pretende sensibilizar a sociedade sobre o papel essencial dos jornalistas na defesa da democracia e da liberdade de expressão, reforçando a luta por valorização profissional e respeito à representatividade sindical.
Samira de Castro destacou que a unidade e o diálogo constante entre os sindicatos serão fundamentais para enfrentar os desafios impostos pela desarticulação patronal e pelas mudanças no cenário trabalhista.
“A Campanha Salarial Nacional Unificada 2025 já começa a mobilizar jornalistas em todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a categoria e garantir direitos essenciais para o exercício do jornalismo com dignidade e respeito”, afirmou a dirigente sindical.