Hora de avançar

820

Depois de 15 dias de intenso bombardeio, uma constatação: A campanha violenta e irresponsável contra o Conselho Federal de Jornalismo forneceu o melhor argumento a favor da sua criação. Dirigentes da FENAJ e dos Sindicatos estão com agendas repletas de debates e entrevistas em todo Brasil. Aos poucos, e com recursos limitados, estamos reequilibrando a disputa e denunciando a manipulação grosseira da maior parte do noticiário.

Nos próximos dias, a FENAJ vai distribuir adesivos, cartazes, camisetas e cartilhas em favor do CFJ. Nosso lema: Ética e Liberdade. Nossa pauta: Contatar individualmente todos os parlamentares na Câmara e no Senado. Preservados os princí­pios, estamos dispostos a fazer ajustes e correções no texto do Projeto.

Além do debate no Congresso, vamos levar a discussão para as ruas. É essencial a formação do maior número possí­vel de comitês estaduais/municipais em defesa do CFJ.

Sabemos que o Conselho é estratégico para assumirmos a autonomia sobre a nossa profissão. Mas, a principal beneficiada é a sociedade, que passará a contar com um órgão de defesa de um jornalismo ético e socialmente responsável. Um Conselho com independência para lutar e denunciar a censura e as ameaças à liberdade de imprensa, que hoje estão banalizadas e incorporadas nas rotinas dos principais locais de trabalho do Brasil.

Vamos à luta.

Executiva da Fenaj