
Nesta segunda-feira (17/11), em sessão especial no Senado Federal, foi entregue a Comenda Senador Abdias Nascimento, condecoração anual que reconhece personalidades com relevante contribuição à proteção e promoção da cultura afro-brasileira. Entre os agraciados este ano a jornalista alagoana Valdice Gomes da Silva, ativista e referência na luta pela igualdade racial em Alagoas e no Brasil.
Valdice Gomes da Silva tem uma trajetória marcada por engajamento na mídia, no ativismo e na promoção da cultura afro-brasileira. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e integrou a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Ela também fundou a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), um espaço voltado à discussão e ação em torno das temáticas raciais no jornalismo.
Valdice coordena o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e também conduz o projeto “Vamos Subir a Serra”, iniciativa afrocultural sediada na histórica Serra da Barriga, símbolo da resistência negra no Brasil, em União dos Palmares.
Sua atuação destaca-se por articular jornalismo, cultura e luta pela dignidade e visibilidade das populações negras, especialmente no contexto de Alagoas e das manifestações culturais afro-brasileiras. Ela foi indicada à comenda pela senadora Dra. Eudócia (PL/AL).
Além da jornalista alagoana, foram agraciados este ano: Bezerra de Menezes, médico e filantropo (in memoriam); Carlos Alves Moura, advogado e fundador da Fundação Cultural Palmares; Gilson José Rodrigues Junior, antropólogo e professor do IFRN; Natanael dos Santos, historiador e pesquisador; e Tulio Augusto Samuel Custódio, sociólogo. A viúva de Abdias, Elisa Larkin Nascimento, esteve presente cerimônia, que contou ainda com uma apresentação cultural do artista Marcelo Café. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

O significado da comenda
A Comenda Senador Abdias Nascimento foi instituída para homenagear pessoas que se dedicam à promoção dos direitos, da história e da cultura da população afro-descendente no país. O próprio Senador Abdias Nascimento foi um ícone da luta pelos direitos dos negros no Brasil, parlamentar e intelectual que dedicou boa parte de sua vida a essa causa.
Autor de diversos livros sobre o assunto, Abdias Nascimento propôs em 2006 a adoção do dia 20 de Novembro como o Dia Oficial da Consciência Negra em São Paulo. Cinco anos depois, faleceu no Rio de Janeiro, aos 97 anos.
Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado





