Jornalistas buscam melhores salários e condições de trabalho

215

Em que pesem os recentes dados de pesquisa divulgada pelo Dieese, onde 88% das categorias tiveram reajuste acima ou igual à inflação em 2005, a perspectiva dos trabalhadores brasileiros terem condições de trabalho e salários dignos ainda está distante. Na realidade dos jornalistas, a situação não é diferente, como se pode perceber nas campanhas salariais em curso. Apesar de terem auferido significativos lucros no ano passado, os patrões resistem em atender às reivindicações da categoria.

A Pesquisa do Dieese registrou que em 88% das 640 negociações feitas ao longo de 2005 houve reajuste igual ou acima da inflação. Este resultado é o melhor registrado nos últimos dez anos. Os dados demonstram, também, que em 72% das negociações houve aumentos acima da inflação, que 16% foram iguais e 12% ficaram abaixo do índice apurado.

Sindijor/SE prepara faixas e carro-de-som
As empresas de comunicação de Sergipe voltaram atrás no acordo que firmaram com o Sindijor/SE. Recuaram na definição do piso salarial em R$ 750,00 e só garantem o reajuste de 7%. A medida revoltou o Sindicato e a categoria. Consultas estavam sendo recebidas na sede da entidade até as 19 horas desta segunda-feira quanto ao conteúdo dos materiais de denúncia pública que a entidade produzirá para as manifestações que prepara para esta semana. A diferença no piso é de míseros R$ 18,00.

Jornalistas do Rio buscam acordo
No Rio de Janeiro, após a vergonhosa proposta de 4% de reajuste apresentada pelos patrões de Rádio e TV, a categoria teve assembléia no dia 7 de março. Além de rejeitar a proposta, os jornalistas deliberaram promover alterações em suas reivindicações iniciais para buscar um acordo. Espera-se nova negociação para esta semana. Já quanto ao segmento de Jornais e Revistas não houve nenhum pronunciamento dos donos dos veículos de comunicação até o momento.

Jornalistas da Grande Dourados têm assembléia quinta
Com data-base em maio, os jornalistas da região da Grande Dourados preparam-se para a campanha deste ano. Nesta quinta-feira (16/03) o Sinjorgran/MS realiza assembléia geral em sua sede, às 19h30 com os profissionais do Jornal Diário MS, quando será discutida a nova contra-proposta apresentada pela empresa.