Jornalistas da EBC conquistam isonomia salarial em Plano de Carreiras após greve histórica

16

Assembleia nacional nesta quarta (6) fará balanço do movimento

Depois de muita luta e uma greve histórica que paralisou o jornalismo da EBC por 12 dias, inclusive no primeiro turno das eleições, os jornalistas da empresa pública conquistaram a isonomia salarial para os cargos de nível superior na proposta para um novo Plano de Cargos e Remunerações (PCR). A empresa oficializou a unificação das tabelas salariais entre empregados de nível superior em reunião realizada com os sindicatos nesta segunda-feira (4).

Com isso, os pisos de todas as carreiras de nível superior estão fixados em R$ 7.200 e os tetos, em R$ 25 mil, respeitando as jornadas específicas de cada profissão. Para que a proposta se concretize, ela ainda precisa passar pela SEST/MGI, em um processo que, segundo a direção da EBC, ainda deve levar cerca de 4 meses, sendo que a última etapa será a aprovação do orçamento.

As entidades se reunirão com a empresa ainda essa semana, antes do envio do documento de volta à SEST, para discutir a correção do descritivo das carreiras de jornalistas e de valores de interstícios da progressão de carreira, com fim dos degraus previstos. As entidades ainda vão defender a unificação da carreiras de GCPs com os JCPs, além do respeito da carga horária dos jornalistas do acervo.

Essa vitória foi importante para os jornalistas da EBC pois é fruto da maior mobilização da história da nossa categoria na empresa. Os trabalhadores conquistaram a isonomia através da luta, sem alterar em nada os valores previstos para as demais atividades e carreiras, e apoiaram reivindicações históricas, como a elevação do piso dos cargos de nível médio a 70% e a isonomia para radialistas de nível superior.

Seguimos apoiando a luta de qualquer categoria que não se sinta contemplada, seja por descritivos, seja por valores de interstícios. A unidade sempre foi, e segue sendo, fundamental para os jornalistas da EBC. Nossa luta sempre foi por um PCR bom para todos.

Os Sindicatos dos Jornalistas agradecem a confiança de toda a categoria na luta pela isonomia. Agradecemos ainda o apoio de radialistas da empresa, além de jornalistas, pesquisadores, professores, entidades sindicais e sociais, que reconheceram a importância de preservar as prerrogativas legais dos jornalistas.

Convidamos os e as jornalistas da EBC para uma assembleia nacional unificada, nesta quarta-feira (6), às 13h, nas três praças, para fazer um balanço da nossa luta em defesa de um PCR isonômico e compartilhar informações sobre a continuação das negociações com a empresa.

Sindicatos dos Jornalistas do DF, SP e Rio
Federação Nacional dos Jornalistas