Jornalistas da Folha do Estado suspendem greve

179

folha2Jornalistas do Jornal Folha do Estado, de Mato Grosso, encerraram, no dia 29 de novembro, em assembleia convocada pelo Sindicato dos Jornalistas, a greve iniciada no dia 25 devido a atrasos salariais. Veja, ainda, o protesto do Sindicato dos Jornalistas de SP contra as demissões que ocorrem na capital, e o resultado da eleição no Sindicato dos Jornalistas do Amazonas. 

O jornal Folha do Estado havia se comprometido, no dia 21 de novembro, a cumprir um calendário de pagamento de salários atrasados, mas não o fez já na primeira data combinada. No dia 28, com o pagamento de duas folhas, referentes aos meses de setembro e outubro, a greve foi suspensa. Mas os trabalhadores já deliberaram que, se houver novo atraso no calendário definido, a paralisação das atividades será retomada.

Sindicato protesta contra demissões e estuda medidas judiciais
A onda de demissões às vésperas do final de ano cresceu na capital paulista. No dia 10 de novembro, a Folha de S. Paulo dispensou 40 profissionais. No dia 28, a Editora Globo anunciou mais uma onda de demissões na empresa. E na semana passada, o Estadão anunciou a extinção dos cadernos Suplemento Feminino e Agrícola e com o argumento da modernização, dispensou dezenas de profissionais.

Diante da onda de demissões, o Sindicato dos Jornalistas protestou firmemente contra a posição das empresas que tratam os seus funcionários como meros “números” em uma equação financeira e estuda a possibilidade de medidas jurídicas que possam ser tomadas. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Guto Camargo, esta é mais uma manobra das empresas de comunicação que descartam profissionais em troca de lucro e esquecem da qualidade jornalística de seus veículos. 

Eleita nova direção do Sindicato do Amazonas
Em eleição realizada dia 22 de novembro, a chapa única ‘Depois da Pauta’, encabeçada pelo jornalista Wilson Reis, foi respaldada pelo voto de 93 dos 94 jornalistas que participaram do processo para a direção do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (SJPAM). A chapa, que tem como vice-presidente a jornalista Auxiliadora Tupinambá, comandará a entidade no triênio 2012-2015. Foi eleita, também, a Comissão de Ética da categoria, composta pelos jornalistas Terezinha Patrícia, Gabriel Andrade, Sebastião Assante, Eduardo Monteiro de Paula, e Francisca do Valle, como titulares, e Messias Sampaio como suplente.