Com moções de louvor ao trabalho dos organizadores do evento, foi encerrada na noite de sábado (5/4), a programação científica do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas. Além dos painéis, oficinas e rodas de conversas, que reuniram profissionais, estudantes e palestrantes, a plenária final movimentou os delegados na apreciação de conteúdos políticos e decisões em questões relacionadas à defesa, ao fortalecimento e à organização da categoria. Ao final, aprovou-se o estado de Goiás para sediar o 37º Congresso Nacional da categoria, em 2016.
Durante quatro dias, desde que foram instalados os trabalhos, na última quarta-feira (2), cerca de 500 congressistas, entre profissionais, estudantes de Jornalismo e palestrantes discutiram temas relacionados ao Jornalismo, sua relação com a sociedade e sua contribuição na construção da democracia, como a promoção da igualdade racial, a defesa da liberdade de expressão, direitos autorais, ética, relações de trabalho, formação sindical, regulação da comunicação e novas plataformas do jornalismo.
A rica programação científica foi mesclada por atos políticos e sociais, com o tributo às vítimas da ditadura militar, realizado no Memorial Teotônio Vilela, e a entrega da Comenda de Honra da FENAJ ao jornalista, professor e pesquisador José Marques de Melo.
“Este foi um dos melhores congressos que tivemos nos últimos tempos, pela programação, pela organização e pela oferta de condições de conforto aos congressistas – delegados e observadores – que nos deram tranquilidade, permitindo a dedicação quase integral ao trabalho intenso, qualificado e produtivo de discutir a nossa profissão, a nossa organização e tomar decisões importantes, como o indicativo de uma nova Lei da Anistia e a realização do 1º Enjira (Encontro de Jornalistas pela Igualdade Racial), que era uma necessidade da nossa categoria”, disse o presidente da FENAJ, Celso Schröder.
O presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Jim Boumelha, também elogiou o nível do congresso, parabenizou o SindjornAL e agradeceu a todos os delegados pela participação. E destacou que o jornalismo no Brasil está muito bem representado pela FENAJ, recomendando aos jornalistas e seus sindicatos, que procurem fortalecer cada vez mais sua Federação.
A última palavra foi da presidente do SindjornAL, Valdice Gomes, que agradeceu a confiança da FENAJ em entregar ao Sindicato de Alagoas, a responsabilidade pela realização do evento. “Para nós, foi uma honra sediar o congresso, que é o maior fórum de deliberações dos jornalistas brasileiros. E podem ter certeza de que demos o máximo de nós, para recebê-los bem e proporcionar uma programação rica em palestras e debates, que fundamentassem nossas decisões e encaminhamentos”, complementou Valdice.
O evento foi encerrado com uma festa de confraternização, no Jaraguá Tênis Clube, com a edição ‘in door’ do Bloco Filhos da Pauta, uma agremiação carnavalesca dos profissionais de comunicação de Alagoas.
Mais informações sobre o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas podem ser acessadas no facebook da FENAJ e nosite do evento.





