Jornalistas na Ucrânia ainda sob bombas: FIJ faz apelo à solidariedade

441

Em 24 de fevereiro de 2023, fará um ano desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. As Federações Internacional e Europeia de Jornalistas (IFJ/EFF) lançam uma nova campanha de angariação de fundos para apoiar os jornalistas ucranianos no território.

A Ucrânia tornou-se o país mais mortal para os jornalistas em 2022, com 12 colegas mortos no exercício da profissão, segundo a lista compilada pela FIJ.

A guerra continua a causar estragos, e afeta todas as dimensões da vida dos jornalistas, desde o aumento da insegurança à necessidade de equipamento de proteção e formação em segurança, incluindo ajuda humanitária para aqueles que são forçados a fugir do país. Portanto, as necessidades a cobrir são imensas.

Em resposta à situação de emergência, a FIJ e a EFF lançaram um Fundo de Segurança especial, em março de 2022, para fornecer apoio crucial às nossas duas afiliadas na Ucrânia, o Sindicato Nacional de Jornalistas da Ucrânia (NUJU) e o Sindicato Independente de Mídia de Massa da Ucrânia (IMTUU). Este apelo de emergência foi um claro exemplo de solidariedade internacional. Ele conquistou um apoio maciço, não apenas em termos de dinheiro arrecadado – o máximo que já recebemos em qualquer chamada – mas também na ajuda prática fornecida por nossos afiliados e pela comunidade jornalística em todo o mundo.

Além disso, graças à nossa parceria com a UNESCO, estabelecemos seis Centros de Solidariedade aos Jornalistas no país, administrados por nossa afiliada NUJU. Esses centros funcionam como espaços temporários de trabalho para jornalistas, fornecem acesso a apoio psicológico e jurídico, oferecem equipamentos médicos e de proteção e realizam treinamentos sobre segurança e primeiros socorros, entre outros serviços.

No entanto, a guerra se arrasta e o dinheiro acaba. Os jornalistas ucranianos precisam do nosso apoio hoje mais do que nunca, e isso só é possível com a sua ajuda e solidariedade.

Doe para o Fundo de Segurança para Jornalistas da FIJ/EFF na Ucrânia para apoiar nossos colegas, que estão enfrentando um contexto extremamente difícil.

Baixe e compartilhe nossas imagens em  inglês ,  francês  e  espanhol.

Adicione  a imagem da nossa campanha  na página inicial do seu site.