Nota da FENAJ – Em defesa da liberdade de imprensa em Macapá

1405

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudia a agressão cometida pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), contra o jornalista Iran Froes, da equipe do jornalista Heverson Castro, durante cobertura realizada no último domingo (17/08). O episódio, registrado em vídeo e amplamente divulgado, mostra o prefeito partindo para a violência física após ser questionado sobre o cronograma de obras do Hospital Municipal.

Além da agressão, a FENAJ denuncia a detenção arbitrária de Iran Froes, Marshal dos Anjos e Heverson Castro, algemados e levados em camburão pela Guarda Municipal. Os três foram conduzidos à Delegacia da Mulher após alegações de agressão feitas por servidoras municipais. No entanto, as imagens que circulam nas redes sociais não registram qualquer desacato ou violência por parte dos jornalistas, mas sim a conduta abusiva e autoritária da autoridade municipal.

Segundo o Relatório da Violência contra Jornalistas 2024, divulgado pela FENAJ, o Brasil segue enfrentando um cenário hostil para o exercício da profissão: foram registrados 30 casos de agressões físicas e uma detenção arbitrária ao longo do ano passado. Apesar da redução em relação a 2023, os números demonstram que episódios como o ocorrido em Macapá não são isolados. A Região Norte, sozinha, concentrou 22 casos de violência contra jornalistas, correspondendo a 15,28% do total nacional, índice superior ao do Centro-Oeste.

É inadmissível que profissionais de imprensa sejam intimidados ou criminalizados no exercício de seu trabalho, sobretudo por representantes eleitos que têm o dever de respeitar a democracia e a liberdade de imprensa.

A FENAJ manifesta solidariedade aos jornalistas agredidos e cobra das autoridades competentes a investigação rigorosa do caso, a responsabilização do prefeito e dos agentes envolvidos nas prisões arbitrárias, além da garantia de que jornalistas possam atuar em Macapá com segurança e respeito.

Ao mesmo tempo, a Federação reafirma que também é dever dos veículos e profissionais da comunicação atuarem sempre com responsabilidade e ética, princípios fundamentais para a credibilidade da imprensa e para o fortalecimento da democracia.

Brasília, 18 de agosto de 2025

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ