Nota de Repúdio à agressão contra jornalista de Tarobá

23

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) expressam repúdio à tentativa de intimidação e agressão do repórter Silvano Brito, da TV Tarobá, afiliada da Band em Londrina. Na manhã desta terça-feira (19), o profissional foi abordado por um suposto produtor de conteúdo logo após um link ao vivo, em frente à emissora, sendo vítima de agressão, diante de várias testemunhas.

Esta é a segunda vez que o rapaz aborda o profissional. Poucos meses atrás, ele havia gravado imagens de Silvano sem sua autorização, ridicularizando o profissional no exercício de seu trabalho com vídeos editados nas redes sociais. Nesta terça, houve tentativa de agressão física, por meio de chutes e socos, dos quais Silvano precisou se esquivar. O jornalista registrou Boletim de Ocorrência por intimidação/agressão.

Agressões a profissionais da imprensa configuram agressões ao próprio jornalismo profissional, pautado pela ética e pelo cuidado com as pessoas entrevistadas. Não se faz jornalismo intimidando ou acuando pessoas. Isso é sensacionalismo, com o qual as entidades aqui citadas não compactuam.

O Sindijor Norte PR, SindijorPR e FENAJ expressam seu apoio a Silvano Brito e ao livre exercício do jornalismo, bem como colocam-se à disposição para possíveis esclarecimentos jurídicos.

Londrina, 19 de novembro de 2024