A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifesta solidariedade ao fotógrafo Nuremberg José Maria, vítima de um ato violento e lamentável durante a final da Copa do Brasil, na Arena MRV, em Belo Horizonte, no último domingo (10). Ao ser atingido por um rojão lançado por torcedores, o profissional sofreu fraturas em três dedos, rompimento de tendões e um corte no pé, necessitando de atendimento imediato e cirurgia.
A FENAJ repudia veementemente esse tipo de violência, que não apenas coloca em risco a integridade dos profissionais da imprensa, mas também compromete a liberdade de atuação jornalística. Reforçamos nosso pedido para que as autoridades de segurança pública e esportiva tomem medidas efetivas para identificar e punir os responsáveis, além de intensificar as ações preventivas nos estádios e demais locais de trabalho da imprensa.
Nos solidarizamos com Nuremberg José Maria, desejando sua plena recuperação, e reafirmamos nosso compromisso com a luta por condições dignas e seguras para o exercício da profissão.