A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifesta sua total solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e à Casa do Jornalista diante do grave episódio ocorrido nesta terça-feira, 22 de julho, quando um pacote suspeito com mensagens de ódio e teor extremista foi deixado na sede da entidade, em Belo Horizonte.
O ataque remete a tempos sombrios da história brasileira e representa mais uma tentativa de intimidar a categoria e silenciar a liberdade de imprensa. A pronta atuação da direção do SJPMG, da Polícia Militar e do esquadrão antibombas do Bope foi fundamental para garantir a segurança de todos, evitando consequências mais graves.
A FENAJ repudia com veemência qualquer forma de ameaça ou violência contra jornalistas, suas entidades representativas e a democracia. Reiteramos que o jornalismo livre é essencial à construção de uma sociedade justa, plural e democrática — e que não será calado por atos covardes e autoritários.
Nos colocamos ao lado do SJPMG e da Casa do Jornalista, reforçando nosso compromisso histórico com a defesa da categoria, da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito.
Brasília, 24 de julho de 2025
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)